Vale a pena ter um monitor com g-sync se eu tiver um núcleo i7-4770k com um GTX 1080?
G-sync é uma dádiva de Deus para jogadores, especialmente se você tem um monitor trabalhando em resoluções superiores a 1080p.
lets dizem que você tem um monitor de 60hz, mas você está apontando para e recebendo 144fps.
neste monitor você não verá qualquer diferença além de 60 devido à taxa de atualização dos monitores, qualquer diferença que você vê é um efeito placebo, quando você obtém mais do que a taxa de atualização em frames isto pode muitas vezes aparecer como rasgão da tela
com este aspecto
é bastante comum.
agora com um monitor de 144hz, 60fps vai parecer lixo graças à maior taxa de atualização disponível. Neste ponto, ter 144fps é ótimo e deve parecer melhor ou mais suave. Agora para corrigir isso temos fps capping e V-sync, V-sync acelera sua GPU para igualar a taxa de atualização do monitor, em monitores de porcaria ou em monitores com taxas de atualização mais altas que um jogador normalmente recebe de qualquer forma, isso pode causar micro atrasos que irão irritar os jogadores e dar-lhes desculpas para quando eles morrem em jogos como a liga das lendas e csgo, mas na realidade é um problema insignificante que deve realmente afectar o seu desempenho em jogos em menos de 1%, a menos que seja uma das pessoas que joga em monitores mais antigos super baratos ou monitores UBer caros 144-240hz 1080p com 1080ti's a jogar jogos que podem facilmente atingir os 100fps com gráficos integrados como o CSGO.
G-sync por outro lado funciona de forma diferente, G-sync funciona para combinar a entrada da placa gráfica com a saída do monitor, o monitor irá realmente fazer um pequeno trabalho para ajudar a obter taxas de quadros mais altas, como resultado você verá taxas de quadros substancialmente mais estáveis, altas taxas consistentes, menos quedas e menor uso de gpu do que antes.
AMD's Freesync funciona de forma semelhante, mas sem a parte do monitor dando alguma entrada extra. e há uma terceira nova variação deste Sync além do Free e G ( não V-sync) que também é suportado pelo amd.
Funny note, o Freesync da amd não é deles, é uma configuração de código aberto, como é a terceira variação que mencionei, Nvidia optou por não suportar (embora eles pudessem facilmente.) Isto junto com os cartões nvidia sendo mais populares é a razão pela qual os monitores G-sync custam muito mais do que os monitores Free sync.
Artigos semelhantes
- A maioria dos jogos de PC usa um núcleo ou multi-núcleo?
- O que se entende por núcleo de estoque e núcleo personalizado?
- O que significa a designação 'Founders Edition' da Nvidia para o GTX 1080 Ti?
- Devo comprar RTX 2080 ou GTX 1080 Ti? Pergunto isto por causa da recente utilização de DLSS em jogos.
- O Xbox One X será capaz de rivalizar com o GTX 1080?