Porque é que os carros híbridos andam devagar?
Carros híbridos são uma combinação de dois sistemas. Motor a gasolina e parte de veículos eléctricos. O nível de transição entre o sistema de propulsão elétrica (motor + bateria + caixa de velocidades) e o sistema de propulsão a gasolina (motor IC + trem de engrenagem) será mais lento do que comparado com o sistema de propulsão elétrico ou a gasolina pura. Também entra em jogo o fator de peso. Como outros mencionados, existem carros híbridos que podem conseguir uma captação mais elevada, mas também são caros. Se você vir um carro normal como o Toyota Prius, o sistema é composto por um motor a gasolina mais bateria. Para conseguir uma boa quilometragem o sistema regenerativo do carro deve carregar a bateria sempre que o motor a gasolina tiver mais energia. É como converter a energia extra do volante de um motor IC quando este está a descer. Uma vez carregada a bateria, o motor elétrico começa a operar o carro.
Agora o problema com o motor elétrico é que, se ele operar a uma velocidade maior, a quantidade de torque irá diminuir, o que significa que você tem menos torque para o seu drive-train e vice-versa. Assim, o motor tem de funcionar dentro de uma zona optimizada para poupar o combustível. Se o fabricante de automóveis quiser a velocidade como domínio principal pode modificar o trem de transmissão, mas isso irá diminuir a vida útil da bateria, bem como os níveis de carga muito rapidamente.
O segundo factor nos veículos híbridos é que, já existe um motor a gasolina, por isso colocar uma bateria maior ou um motor de torque elevado irá ocupar o espaço, bem como aumentar o peso. Este é também outro factor pelo qual os veículos híbridos funcionam mais lentamente do que os veículos eléctricos ou a gasolina pura. A limitação de espaço e peso dos carros híbridos contribui para a seleção de um motor de baixa HP ou de um motor menor.
Mas hoje em dia, a tendência dos carros híbridos e EV's está mudando.
"O desenvolvedor da tecnologia híbrida Frazer-Nash Research e a empresa italiana Italdesign Giugiaro, por exemplo, trabalharam juntos para construir o Namir, um conceito híbrido plug-in que pode ir de zero a 62 milhas por hora (100 quilômetros por hora) em 3,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 187 milhas por hora (301 quilômetros por hora). O alcance da Namir's também é de 1.200 milhas (1.931 quilômetros)" - Fonte: Como as coisas funcionam