Casa > O > O Que Soa Melhor, Cassetes Ou Serviços De Streaming Como O Spotify?

O que soa melhor, cassetes ou serviços de streaming como o Spotify?

Vamos começar por falar sobre o porquê de eu não recomendar o analógico. Sim, o analógico é geralmente bom quando é bem feito. Pedi a um tipo para nos mostrar um CD contra um vinil onde ambos os leitores são de topo. O custo do gira-discos estava nos 6 dígitos, e o disco foi armazenado corretamente e tudo foi limpo corretamente por profissionais, porque este era um estúdio de masterização. O CD também era uma boa representação porque tínhamos um player muito legal com DACs de alto nível.

No final do dia, acho que não diria a diferença entre os dois em um teste ABX. O som do vinil era imaculado; nada de pequenos pops que eu tenho em casa.

E é isso mesmo; a minha configuração de vinil em casa não soa nada parecido com isso. Porquê? Guardo os meus vinis numa prateleira onde podem recolher pó, não sei como manter um leitor de vinil mesmo sendo engenheiro de áudio... Comprei uma agulha de 50 dólares para pôr numa mesa giratória de 200 dólares... A maioria das pessoas vai estar a ouvir num sistema como o meu que simplesmente não soa assim. Tenho a certeza que a qualidade de impressão também entrou em vigor.

Os leitores de cassetes são igualmente maus pelas mesmas razões. As pessoas compram cassetes baratas, não fazem a manutenção/limpeza da máquina e não guardam as cassetes em segurança. Aqui está um vídeo onde um cara mostra como soa a experiência com cassetes decentes e delineia algumas das razões pelas quais muitas pessoas ficam com qualidade inferior a esta:

Aqui está a mesma canção do Youtube;

São bem parecidas. Dê uma olhada no 4:44 no primeiro vídeo e no 2:16 no segundo. Estou ouvindo uma faixa menos dinâmica no cassete que poderia ser do outro equipamento que está sendo usado, e estou ouvindo um pouco mais de grão e distorção harmônica do cassete. Há mais clareza e corpo no vídeo do youtube do que no cassete.

Mas é o seguinte: muita gente prefere a grão e a distorção. Como engenheiro de áudio, eu uso um emulador de fita (não um cassete mas um emulador de 2 ou 16 pistas) nas minhas mixagens digitais. As pessoas preferem minha mixagem depois que eu adiciono isso porque estou adicionando distorções harmônicas similares.

Me pessoalmente, eu não gosto que nenhuma distorção ou qualquer outro fator que os entusiastas analógicos chamam de "calor" venha do próprio meio. Os CDs vão ficar mais próximos do que o artista ouviu no estúdio e significam para você ouvir, o analógico tende a acrescentar coisas pelo caminho.

Mas e o streaming? Bem, nós percorremos um longo caminho, e MP3s em 320 kbps de taxa de compressão soa quase exatamente como o CD. Isso é provavelmente o que você está ouvindo se ouvir em "alta qualidade"

O verdadeiro problema com o streaming vem de pessoas ouvindo em seus telefones com DACs ruins e fones de ouvido ruins em amplificadores ruins. Se você comprar DACs legais com amplificadores de fones de ouvido legais e fones de ouvido legais, você terá uma experiência muito melhor.

Aqui está algum outro alimento para se pensar. O áudio de 16 bits é o padrão para CD e MP3. Isso tem um alcance dinâmico de 96 dB. Dithering (adicionando ruído imperceptível para falsificar o DAC para ter mais detalhes em termos leigos) pode fazer este alcance parecer mais alto. As fitas cassete têm uma faixa dinâmica de 60~70 dB. Isso significa que os CDs têm um alcance dinâmico muito maior, o que era muito perceptível no ponto que mencionei nos outros vídeos.

Também, o streaming digital tem uma resolução de 44,1 kHz. Essa é a taxa de amostragem, ou quantos momentos no tempo são gravados. Se você realmente pensar nisso, as cassetes também têm uma resolução. O meio físico tem um tamanho definido... E as cassetes movem-se muito lentamente. O ponto é: as moléculas na fita definem a sua resolução. Podemos ter uma dica do que isso seria olhando para a resposta de frequência; as cassetes só vão de 16 Hz ~ 18 kHz. O MP3 vai de 15 Hz a 20 kHz.

Então o MP3 seria de maior resolução e faixa de frequência do que a cassete. Spotify tem uma versão sem perdas que seria tão boa quanto um CD.

Aqui está outro cara cujas fitas cassete são irremediavelmente barulhentas através de um reprodutor de porcaria, e ele ainda as prefere devido ao "calor"

De Katzman

Há alguma aplicação que possa ser usada para comunicar com um walkie-talkie verdadeiro? :: Como classificar o meu aplicativo no Google Play