Porque é que a tecnologia 5G é tão disruptiva?
Não há tanta perturbação na transição de 4G para 5G, como a propaganda do mercado diz. É uma coisa nova, então você espera que muita batucada continue.Na verdade a banda larga móvel 5G (é onde a hype está) não é de todo disruptiva. É LTE, muito parecido com 4G e 4G avançado, com um pouco de adição em bang e latência mais curta.
Então há o mMTC, a peça de comunicação tipo máquina. Mais uma vez, isto estava presente no LTE 4G, mas mal notado pelo público. Ele será notado pelo público em 5G, no entanto, já que vem no meio do hype IoT, e está totalmente voltado para suportar IoT sem fio com todos os milhões de aplicações que ele possa ter.
Então teremos o URLLC, o Ultra-Relable Low Latency Communication - aquela peça de comunicação do tipo automotivo. Isso é perturbador para a indústria automobilística, mas não para o negócio móvel. É uma nova peça no quebra-cabeças de comunicação.
E finalmente outro velho companheiro: as operadoras móveis começam hoje a testar a distribuição de TV via LTE e 5G (não - eu sei que você me entendeu mal: eu não estou me referindo à TV via internet, como Netflix etc, mas a uma substituição da emissão de TV terrestre pelo ar, incluindo-os em um sinal LTE unidirecional sem reconhecimento).
E eu esqueci: Novo Rádio. Isso tem o potencial de ser disruptivo para a WLAN doméstica e da empresa - possivelmente os dois irão coincidir e unir forças.
Artigos semelhantes
- Será que a tecnologia disruptiva no Google Voice faz com que as mensagens sejam mal interpretadas?
- Qual é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED? A melhor tecnologia em TV DLED ou ELED é a melhor tecnologia em TV DLED ou ELED?
- Porque é que o Galaxy Z Flip é tão caro? Por que a tecnologia é tão cara considerando que os OLED já são flexíveis desde o início?
- A tecnologia Hi Fi que está no LG V10 é notavelmente melhor do que a tecnologia de áudio utilizada no LG G2?