No futuro, é possível ter smartphones sem SIM?
O cartão SIM é um token para conectar a sua conta com o aparelho de telefone. Estes surgiram porque se acreditava que as pessoas mudavam frequentemente de telemóvel e menos frequentemente de conta de operadora sem fios.
Originalmente, os contactos e as mensagens de texto eram guardados no cartão SIM. Isto permitiu ainda mais a ideia de que se podia mudar de aparelho como sapatos. Com o advento dos smartphones, o armazenamento de contatos e mensagens de texto não se encaixava mais no modelo de armazenamento estruturado usado nos cartões SIM e por isso foi abandonado. Hoje, o armazenamento do cartão SIM não é usado para nada.
A eliminação dos cartões SIM pode tornar o aparelho um pouco mais barato, mas não dramaticamente. Ele elimina a necessidade de uma aba ou porta externa que permite o acesso físico e assim liberta o design físico do telefone. Assim, haverá fabricantes que realmente querem mudar para um arranjo eSIM.
O problema vai ser se isso reativar a clonagem. As operadoras nos EUA já tinham clonagem suficiente nos anos 90. Durante esse tempo, havia uma série de modelos de telefones que poderiam ter a ESN sobrescrita com pouco mais do que um cabo e algum software. O resultado final foi milhões em receitas perdidas, pois tiveram que reembolsar as pessoas por chamadas telefônicas internacionais caras feitas por telefones "clonados".
Nobody quer voltar a isso. Hoje, o software da torre é tal que se o mesmo identificador SIM aparecer em dois telefones diferentes, ambos os telefones são desativados. Como você gostaria que um dia seu telefone parasse de funcionar e a operadora dissesse que não pode fazer nada?
A vantagem hoje é que é difícil, se não impossível, obter dois cartões SIM com o mesmo identificador. O identificador é fabricado em ou programado uma única vez e não pode ser alterado. A clonagem é, portanto, praticamente impossível hoje em dia. Precisa de se manter assim. Se o eSIM for um gateway para clonagem de telefones, ele durará um ou dois meses nos EUA e as operadoras simplesmente deixarão de suportá-lo - e qualquer telefone que o use.
Não sei se você poderá usar o eSIM para clonar telefones. Se isso for impossível, tudo bem. Caso contrário, não tem futuro.
Artigos semelhantes
- O que devo fazer para ter mais bateria num telefone dual-SIM: usar um cartão SIM secundário ou manter o slot do cartão SIM secundário vazio?
- É possível instalar o Android em um Blackberry, e se for possível, que tipo de conhecimento devo ter para torná-lo possível?
- É legal fazer uma cópia do meu cartão SIM para que eu possa usar dois telefones (não ao mesmo tempo) sem ter que trocar o SIM?
- Smartphones: O que vai substituir a bateria de Li Ion nos smartphones no futuro?