Quando é que o Google vai morrer?
Google morrerá quando se tornar irrelevante, e mesmo assim não será um processo da noite para o dia. Primeiro vai estagnar, depois fragmentar e girar pedaços de si mesmo, e depois o que restar será comprado por outra empresa. Se você quer ver o futuro distante do Google, não procure mais do que o Yahoo - um estudo de caso na morte a longo prazo de uma empresa iniciante.
O que o Google tem a seu favor neste momento é tanto relevância quanto um tremendo impulso. É uma empresa massiva, empurrando 90 bilhões de dólares por ano em receitas - e fornece serviços web ao consumidor para tudo, desde busca (que todos nós conhecemos e adoramos) até vídeo, análise de sites, administração de pequenos escritórios, sistemas operacionais móveis, mapas/geolocalização, e muito mais. O Google está em todo o lado - e tal como a Visa, "está em todo o lado onde quer estar".
No meu próprio negócio, interajo com os produtos Google literalmente durante todo o dia. Eu uso Analytics, Drive, G Suite, Mail, e muito mais o tempo todo, e eles funcionam muito bem. É difícil imaginar algo tão grande, poderoso e "sempre presente" como o Google indo embora, mas é claro que eles disseram que o Yahoo também nunca morreria - era "muito grande para falhar" - até que o fizesse.
P>Direito agora as duas áreas de fraqueza que eu vejo com o Google são problemas de usabilidade e privacidade do produto. Estas são ambas as áreas que um arranque com uma missão poderia prejudicar seriamente o Google, da mesma forma que o Google roubou a audiência de busca do Yahoo todos aqueles anos atrás.
Na minha opinião, a IU "Material Design" é uma interface de usuário sub-par, que um concorrente habilidoso poderia deslocar. Além disso, como aprendemos com Edward Snowden, o Google é uma esponja gigante para todos os dados que pode aprender sobre você - mas aparentemente não consegue manter essa informação fora das mãos do irmão mais velho, o que pode criar problemas de confiança ao longo do tempo.
Essas duas áreas por si só não são suficientes para matar o Google - não por uma milha do país. O que vai matar o Google é a cultura corporativa. Em algum momento, os almoços não serão mais gratuitos, o pessoal não será mais "o melhor dos melhores", e se tornará apenas mais uma empresa.
Até lá, todos os atores-chave mudando a indústria já estarão longe - tendo mudado para outras funções em outras organizações anos atrás. Quando o Google eventualmente estagnar e começar a morrer, não será o Google que conhecemos hoje - será a casca queimada de uma empresa onde o talento deixou para pastos mais verdes há muito tempo.