É verdade que não somos realmente donos dos jogos que compramos no Steam? Isto não é um exemplo de enganar os clientes?
É verdade que não somos donos dos jogos, no entanto pode não ser necessariamente enganar os clientes. Esta é a maior diferença entre o Steam e possuir uma cópia física ou mesmo comprar um jogo em outros serviços gratuitos de DRM. Algumas pessoas estão confundindo o licenciamento com a posse de uma cópia. É neste último que o consumidor médio está interessado.Diferença principal
Quando você compra um jogo no Steam você está realmente comprando acesso ao jogo e não uma cópia em si. Portanto, mesmo que você possa ter o conteúdo baixado no seu computador, eles não pertencem realmente a você. Mas você pode jogá-lo, olhar para ele, excluí-lo como você achar melhor. Steam é principalmente uma ferramenta eficaz para reforçar o EULA.
Quando você compra um jogo pagando por um disco ou mesmo no GOG. Você está realmente pagando para que a cópia do jogo fique para sempre. Você pode fazer backup, instalar como achar melhor, queimar o disco ou o que quer que seja.
Analogia
Compra a vapor é equivalente a pedir uma cópia emprestada por um tempo não revelado ao seu amigo. Você pode tocá-la quantas vezes quiser, mantê-la na sua prateleira ou fazer o que quiser com ela, exceto que você sabe que quando lhe for pedido você terá que devolvê-la e você terá que cuidar dela enquanto estiver em sua posse. Devido à natureza digital obviamente não importa se você danifica os arquivos do jogo a vapor mesmo que não seja de sua propriedade. Então esta natureza engana as pessoas a pensar que são donos do jogo e isso não é verdade.
O equivalente a um amigo que pede o jogo de volta no Steam-world é se o sistema se desliga por qualquer razão, por exemplo; descontinuidade, válvula desliga, válvula decide pedir pagamento de assinatura, válvula vende vapor para alguma outra empresa que decide ir em uma direção diferente etc. etc.
Licenciamento
É correto que todas as cópias vêm com uma licença e essa licença é chamada de EULA. O Contrato de Licença do Usuário Final. O disco físico também vem com um EULA. Isto normalmente diz que você não é realmente dono do jogo que você está apenas recebendo uma cópia do produto final, e outras algaraviadas como a forma como você não deve mexer nas coisas etc. etc. Mas você é dono da cópia.
A situação descrita acima como uma analogia é ainda mais complicada se digamos que a empresa desenvolvedora/editora decide retirar o produto do Steam, neste caso é perfeitamente legal para a Valve ou para a Empresa ter o produto removido da sua lista de acesso. Algumas empresas também introduzem um componente sempre online onde o jogo entra com vamos dizer um servidor EA antes de poder jogar ou mesmo continuar a jogar. Os efeitos destes são semelhantes aos do Access Licensing.
Então com Steam ou Uplay ou Origin, o controle é das empresas. Este problema não existe se você possui um disco ou vamos dizer uma cópia no GOG. Se você quiser passar seu legado para seus netos, então compre cópias físicas ou use serviços online que lhe dão a propriedade da cópia.
Nota: Para leitura adicional, por favor dê uma olhada na seção específica # 7 no Acordo de Assinante do Steam e na seção # 9 Acordo de Assinante do Steam