Casa > C > Como É Que O Qf 6-Pounder Foi Capaz De Penetrar Tanta Armadura?

Como é que o QF 6-Pounder foi capaz de penetrar tanta armadura?

A alta velocidade e um bom projéctil que era denso e robusto; nada de mágico e, embora fosse uma boa arma, não era radicalmente melhor do que outras armas de calibre semelhante.

O 6pdr AT teve um desempenho um pouco melhor do que, digamos, o Pak 38 alemão (uma arma de 50mm) que pode ter sido devido à preferência alemã pelo projéctil AP, que tinha uma cavidade para um enchimento explosivo e espoleta de base: isto aumentou nocionalmente a letalidade, mas reduziu a densidade seccional do projéctil (e consequentemente a sua penetração) e também arriscou a detonação do projéctil antes de penetrar, um problema que os EUA tinham com a arma M1 de 76mm em 1944.

As atitudes britânicas eram de que um pedaço de metal de seis libras a esmagar através de uma armadura a alta velocidade com toda a lasca e fragmentação associada, era adequadamente letal sem tentar detonar algumas onças de explosivos no momento exacto também, por isso confiamos no tiro AP sólido, sem enchimento explosivo, sem espoleta.

O que aumentou acentuadamente o desempenho do 6pdr foi o desenvolvimento da munição Armour Piercing Discarding Sabot (APDS), que carregava um núcleo de tungstênio em um sabot de liga leve; isto permitiu que um projétil grande, leve para obter uma velocidade muito alta para balística interior no cano da arma, então um projétil pequeno e denso para manter um excelente desempenho de AP em intervalos mais longos fora da arma (HVAP ou APCR era semelhante, mas o corpo de alumínio não caiu, então o projétil perdeu velocidade e poder de penetração mais rápido). O APDS de 6pdr aparentemente funcionava bem; escalando-o até 17pdr descobriu problemas de precisão onde o sabot não se separava limpos e jogava o núcleo de tungstênio fora do alvo.

Mas, não havia nada intrínseco ao 6pdr que tornasse o APDS especial, e outras nações rapidamente adotaram a mesma munição com efeitos similares.

De Giffie

Porque é que os mangustos e as cobras são inimigos naturais? :: Uma Maus com internos e armaduras modernas seria eficaz?