Será que um dia a IA vai tomar conta dos humanos?
Não tenho certeza se entendi a pergunta, mas sem filosofar vou dar o meu melhor.
Eu tenho trabalhado com IA e funções automáticas por mais de 30 anos, a maioria de nós já está obsessivamente integrada com ela. A IA e o funcionamento automático estão tão enraizados na nossa sociedade que seria incrivelmente difícil viver sem eles. Aqui está um cenário que pode explicar:
Você decide ir acampar, então você carrega seu Nissan Tacoma 2001 com todo o seu equipamento de pesca, acampamento e sobrevivência para as poucas noites que você está fora na natureza. Giras a ignição e o carro activa o motor de arranque que activa a bomba de combustível que activa o injector, que activa... ad nausuem. Um computador no seu carro toma milhares de decisões por segundo para gerir eficazmente as necessidades do motor, dentro de 10 anos a partir de hoje o carro não precisará sequer de um condutor para começar a tomar essas decisões. A maioria dessas decisões virá na forma de software, fortemente influenciada pelos seus hábitos de condução e pelas mudanças locais nas leis da estrada. Muitas vezes não há nenhum humano que influencie essas atualizações de software, um algoritmo logo estará gerenciando as rodovias que dirigimos quase inteiramente.
Voltar em casa, você pergunta ao Alexa como será o tempo amanhã de manhã, o Alexa é um humano/computador analógico um psuedo-AI que traduz o que você quis dizer em que servidores podem se aproximar para você.
Você decide ir online, e digitar 'Thai Food perto de mim' e clicar em enter e google usa sua localização, seus dados demográficos, e seu histórico para determinar lugares que você já comeu antes, o tráfego na época, as críticas do restaurante que poderia subir e prepara direções para esses restaurantes ou números de telefone para contatá-los. isto é IA, e funcionamento automático trabalhando em conjunto para torná-lo mais conveniente para você.
AI é um nome errado, quando as pessoas o ouvem a suposição é que é alguma presença governante em algum lugar que toma decisões globalmente importantes sem intervenção humana, a maior parte disso simplesmente não é verdade. Aqui está um artigo que pode esclarecer alguns conceitos errados para você.
Você não tem idéia do que a inteligência artificial realmente fazO dia do sistema de IA verdadeiramente inteligente ainda não chegou, não importa o que alguém diga.https://futurism.com/artificial-intelligence-hypeMenciono este artigo para ilustrar a importância dos computadores em quase todos os aspectos de nossas vidas, e como a IA é crucial para esse tipo de integração, a IA segue regras e, ao contrário das pessoas, a IA ainda não pode reescrever essas regras, elas podem não precisar de intervenção humana a cada decisão, mas não será capaz de criar novos critérios que contrariem os princípios que se sobrepõem escritos no desenvolvimento de uma IA.
Se a sua pergunta é: quando a IA tomará conta do mundo? A resposta é: eles já o fizeram. Eles controlam nossos sistemas bancários, nossa infraestrutura, nossas escolhas de entretenimento, nosso transporte, nossos sistemas de previsão e defesa nacional.
Se sua pergunta é: quando a IA se tornará o Exterminador? A resposta é: nunca, pelo menos não da maneira que James Cameron acreditava que fariam. No momento não há algoritmo que possa imitar a emoção humana e mesmo se houvesse, retaliação, violência, vingança e dominação são esforços humanos, não há tal ambição em um computador. Partindo da premissa de que isso aconteceu, seria apenas como resultado de critérios determinados por uma pessoa, e essa pessoa estaria invariavelmente no controle que derrota o propósito do modelo terminador, para começar.
Não há uma resposta fácil porque a IA não é auto-determinante, talvez em 10 anos ela seja capaz de se aproximar do comportamento humano, e talvez em 25 anos ela pareça mais humana que você ou eu, mas na realidade, a IA está em um caminho diferente, se ela fosse auto-consciente ela não veria os humanos como uma ameaça à sua ambição porque historicamente somos incrivelmente previsíveis e não seríamos realmente parte da solução de qualquer maneira. A IA provavelmente encontraria uma maneira de sair deste planeta e começar a fazer determinações próprias livres do controle humano.
Como os humanos irão interpretar essa é a verdadeira questão, não que alguma vez seria uma competição real, por essa altura literalmente todos os aspectos da nossa própria existência serão governados por software ou firmware modificado pela IA, os humanos poderiam ser mortos em microssegundos em massa com o simples uso de munições de neutrões, ou radiação hipersónica/hipossónica poderia matar-nos a quilómetros de distância, o pentágono sabe como matar todos os homens, mulheres e crianças da Terra, independentemente das defesas que qualquer um poderia razoavelmente construir. Os humanos não são predadores de ápice, nós descobrimos como nos proteger e mudar o ambiente para que os predadores de ápice não tenham acesso a nós, mas não somos exatamente difíceis de matar.
Artigos semelhantes
- Será que a nova super liga de futebol será um grande sucesso? Vai continuar a apoiar a sua equipa de topo tradicional ou vai mudar a sua lealdade?
- Porque é que os smartphones não estão a tomar conta dos leitores de música?
- A empresa Apple está a fazer dos humanos um Android através dos seus produtos?
- Como recusar educadamente alguém que quer "tomar café um dia destes"