Os guitarristas de jazz são muito melhores que os guitarristas de rock?
Sim, a maioria dos guitarristas de jazz são melhores. Isso porque o jazz é muito mais difícil de tocar.Jazz requer aprender 100's, e às vezes até 1000's de acordes, enquanto que no rock, você pode se safar com 3-5, e se você for um bom tocador, 20-60, ou um 100 no máximo.
Muitos acordes de jazz também são difíceis de tocar, você tem que esticar os dedos por todo o lado, desajeitadamente, para tocar os acordes difíceis, e é por isso que muitos guitarristas desistem de aprender a tocar jazz.
Existem alguns acordes difíceis como esse na música rock, mas apenas alguns, e a maioria dos guitarristas que fazem isso, ou compõem com esses, sabem tocar jazz, e estão pedindo emprestado um acorde de jazz. Por exemplo, George Harrison, e Eric Clapton, ambos têm alguns acordes difíceis que usam nas suas músicas, mas ambos têm dedos longos, e mãos grandes, que podem facilmente tocar esses acordes, e ambos estudaram guitarra de jazz tocando, embora não tenham tentado se tornar jazzistas.
Jazz também é muito mais complexo, musicalmente. Uma música de jazz, seja ela um padrão de jazz pop, de Cole Porter, ou alguém daquela era vocal de jazz pop, pode ter 5-25 acordes para cada linha de letra cantada, enquanto a maioria das músicas de rock terá apenas 1-3.
As músicas de Rock progressivo tendem a ter muitos acordes, e são uma exceção, mas a maioria do rock não tem tantos acordes, e country, bluegrass, o blues, etc, - todos os formatos de música pop tendem a ter não mais que 5-10 acordes, por música a tocar, enquanto uma música pop de jazz padrão vocal poderia ter 10-30. Uma composição de jazz mais complexa, de John Coltrane, Mile Davis, Dizzy Gilepsie, etc., vai ter centenas de acordes, normalmente. Há exceções, com algumas composições simples, mas são as exceções.
Para tocar jazz na guitarra, você tem que conhecer todas as centenas de acordes, e ser capaz de fazer todos os dedos bem, sem zumbir, e tropeçar, e você precisa saber como funciona a composição de jazz, a teoria musical por trás dela, para que você possa acompanhar o resto do conjunto de improviso com o qual você toca. Você tem que conhecer bem todas as suas escalas, para tocar suas pistas.
Isso é muito para saber, e praticar, enquanto no rock, é muito mais simples, e mais fácil, dominar tocando música rock. Eu adoro rock, porque as melodias podem ser bonitas, e um bom guitarrista pode fazer todo tipo de coisas legais, como variar os ritmos nas cordas, variar entre arpejos e cordas, e também usar todo tipo de efeitos na guitarra elétrica, e criar tons e texturas excitantes, através da manipulação inteligente de suas técnicas. Mas como guitarrista, posso dizer que as habilidades envolvidas apenas imediatamente tornam a maioria dos guitarristas de jazz melhores em seus instrumentos.
Artigos semelhantes
- Quem são alguns grandes músicos de jazz que não sabiam ler música?
- Quais são as melhores músicas de metal/rock duro tendo os melhores intros que poderiam ser ótimos toques para o seu telefone?Artboard
- O meu carro estremece ao passar de uma posição de paragem, muda de 1 para 2 velocidades, automático, Honda jazz 2005. Qual poderia ser o problema?
- O jazz está a morrer?