Casa > O > O Que É Um Bom Livro Da Bíblia Para Os Casais Lerem?

O que é um bom livro da Bíblia para os casais lerem?

Olá Gary, esta é uma pergunta muito boa. Poucos casais sentem que a Bíblia é um livro que lhes pode dar respostas satisfatórias. Mas foi Deus quem instituiu o casamento, como comprou Eva a Adão, depois de ter tirado a costela do seu corpo. Haverá citações de escrituras nas informações dadas, por favor, certifique-se de que você e seu outro importante lêem todas elas, para obter a palavra de Deus sobre o assunto.

Um homem, ao se casar com uma mulher, a coloca sob uma nova lei, "a lei do marido", segundo a qual o marido pode fazer regras e regulamentos para sua família. (Ro 7:2, 3) Ele se torna a cabeça dela a quem ela deve estar sujeita. (Ef 5:21-24, 33) Esta é uma chefia relativa, em vista das chefias superiores de Deus e de Cristo.-1Co 11:3. O marido, enquanto chefe da casa, é, no entanto, obrigado a pagar à sua esposa as contribuições matrimoniais, relações sexuais, pois "o marido não exerce autoridade sobre seu próprio corpo, mas sua esposa exerce". (1Co 7:3-5) Ele também é responsável pelo bem-estar espiritual e material da sua família. - Ef 6:4; 1Ti 5:8. Os maridos devem exercer para suas esposas o mesmo cuidado amoroso que Cristo exerce para a congregação. (Ef 5:25, 28-30, 33) Eles devem reconhecer que a esposa é "um vaso mais fraco", atribuindo-lhe a honra, levando em consideração a sua composição física e emocional e as suas vicissitudes. Isso é especialmente importante se o casal for cristão, sendo co-herdeiros do "imerecido favor da vida", a fim de que as orações do marido não sejam impedidas. (1Pe 3:7) Mesmo que a esposa não seja crente, isso não dá ao marido nenhuma desculpa para o divórcio ou a separação. Ao contrário, ele deve morar com ela se ela estiver de acordo com isso e perceber que ele pode ajudá-la a tornar-se uma crente e também trabalhar para a salvação dos filhos.-1Co 7:12, 14, 16. Sob a Lei Mosaica, um homem podia divorciar-se da sua esposa, mas ela não podia divorciar-se dele. Ele era obrigado a dar-lhe uma certidão escrita de divórcio. (De 24:1-4) Jesus Cristo mostrou que tal arranjo para o divórcio em Israel foi feito como uma concessão, por consideração à sua dureza de coração. (Mt 19,8) Se, porém, um homem tivesse seduzido uma virgem que não estava noiva, ela se tornaria sua esposa (a menos que seu pai se recusasse a dá-la a ele), e ele não poderia divorciar-se dela todos os seus dias.-De 22,28.29. Tanto as Escrituras Hebraicas como as Escrituras Gregas Cristãs enfatizam que o marido deve limitar suas relações sexuais ao seu cônjuge (Pr 5:15-20) e que o casamento deve ser mantido honrado, pois Deus julgará os fornicários e adúlteros. (Heb 13:4) Nos tempos patriarcais e sob a Lei, a poligamia e a concubinato eram praticadas por permissão de Jeová, mas no arranjo cristão um homem pode ter apenas uma esposa viva. (Ge 25:5, 6; 29:18-28; De 21:15-17; Mt 19:5; Ro 7:2, 3; 1Ti 3:2) A única base cristã para o divórcio e o novo casamento é a "fornicação" -Tm 19:9.
Esposas. Entre os antigos hebreus o homem era o chefe da casa e era o dono da sua esposa (hebraico, baʹʽal), e a mulher era a que pertencia (beʽu-lahʹ). Entre os servos de Deus, a esposa ocupava um lugar digno e honrado. As mulheres piedosas de espírito e habilidade, embora sujeitas à cabeça do marido, tinham muita latitude e liberdade de ação e eram felizes em seu lugar; eram abençoadas por serem usadas por Jeová Deus para realizar serviços especiais para ele. Exemplos entre as muitas esposas fiéis da Bíblia são Sara, Rebeca, Débora, Rute, Ester e Maria, a mãe de Jesus. Enquanto o marido ocupava a posição superior no arranjo matrimonial, os requisitos de Deus eram que ele deveria prover e cuidar da família de uma forma material e espiritual. Além disso, qualquer coisa errada da família refletia sobre ele; conseqüentemente, ele tinha uma pesada responsabilidade. E embora ele tivesse privilégios maiores do que a esposa, a lei de Deus protegia a esposa e dava-lhe certos privilégios únicos, para que ela pudesse viver uma vida feliz e produtiva. Enquanto a posição da esposa na sociedade hebraica era um pouco diferente do status de esposa na sociedade ocidental de hoje, a fiel esposa hebraica desfrutava da sua posição e do seu trabalho. Ela ajudou seu marido, criou a família, cuidou da casa e encontrou muitas coisas de satisfação e prazer, sendo capaz de expressar plenamente sua natureza feminina e seus talentos. O estado feliz e as atividades da fiel esposa são descritos em Provérbios 31. Diz-se que ela tem mais valor para seu marido do que os corais. Ele é capaz de colocar confiança nela. Ela é industrial - tecendo, fazendo roupas para sua família, atendendo à compra de necessidades domésticas, trabalhando na vinha, administrando uma casa com os empregados, ajudando outros que precisam de ajuda, vestindo sua família de forma atrativa, até mesmo trazendo alguma renda com seu trabalho manual, equipando sua família contra futuras emergências, expressando-se em sabedoria e bondade amorosa e, por medo de Jeová e das boas obras, recebendo elogios de seu marido e de seus filhos, honrando assim seu marido e sua família na terra. Verdadeiramente aquele que encontrou uma boa esposa encontrou uma coisa boa e recebe boa vontade de Jeová.-Pr 18:22. O padrão na congregação cristã é que um marido deve ter apenas uma esposa viva. (1Co 7:2; 1Ti 3:2) Às esposas é ordenado que se submetam aos maridos, sejam estes maridos cristãos ou não. (Ef 5:22-24) As esposas não devem reter o casamento devido, pois assim como com o marido, assim com a esposa, ela não "exerce autoridade sobre seu próprio corpo". (1Co 7:3, 4) As esposas são instruídas a deixar que seu adorno primário seja o da pessoa secreta do coração, produzindo o fruto do espírito, para que talvez apenas pela sua conduta o marido descrente possa ser conquistado para o cristianismo.-1Pe 3:1-6. Eu esperava que isso ajudasse. Tenha um bom dia ou uma boa noite. ?

De Guido Temby

Quais são as coisas que provocam o maior desgaste dos carros eléctricos, por exemplo, AC, aquecedores, rádio, etc.? :: As luzes de nevoeiro drenam a bateria?