Como cristão, jogar poker é um pecado?
Nos meus papéis pastorais, tenho muitas pessoas me fazendo perguntas como "será XYZ um pecado?"
Presumivelmente o que eles estão realmente dizendo é "Eu quero fazer XYZ, há alguma razão explícita para eu não poder fazê-lo?" ou "Eu vi alguém fazendo/condronando XYZ e eu quero humilhá-lo, então há algo na Bíblia que fala claramente contra XYZ?"
A estes tipos de perguntas eu gosto de responder referindo-se a Hebreus 12:1. Lá, o autor compara a viagem de fé a uma corrida e nos pede para "deixar de lado todo peso e pecado" para que possamos correr essa corrida com resistência.
Partilho essa referência porque gosto da referência a "peso e pecado".
Quando as pessoas falam de "pecado" elas geralmente estão se referindo a coisas que são particularmente proibidas na Palavra de Deus. Mas "peso" é outra coisa completamente diferente. Quando penso em "peso" penso que o autor se refere àquelas coisas que fazemos na nossa vida que nos impedem de "correr" com resistência e alegria o caminho da fé.
Por isso, embora a Escritura não mencione explicitamente e claramente o jogo, ainda assim devemos considerar se o jogo é um "peso" - isto é, nos aproxima de Cristo ou nos afasta mais de Cristo? Será que ele retém a nossa vida espiritual?
Para muitas pessoas, eu diria que sim. E assim, para muitos, é um "peso" muito real. Não só pode ser viciante, como se constrói em torno da fácil acumulação de dinheiro e de tirar dinheiro de outros. Tem a tendência de promover a excitação em relação ao dinheiro e à riqueza, realidades que são uma falta da mensagem evangélica.