Porque é que o Google criou o sistema operativo Chrome?
A verdadeira origem do SO Chrome, mesmo agora, não é clara. Jeff Nelson, um antigo engenheiro do Google, alegou que criou um "novo sistema operacional" que "foi originalmente codinome ' Google OS' e desde 2009 foi lançado ao público sob os nomes de produto, Google Chrome OS, Chromebook, e Chromebox". Para prova, Nelson aponta para sua patente, concedida posteriormente, para o sistema operacional baseado em rede através de dispositivos.
Nelson acrescentou que esta "distribuição bare-bones Linux", criada em 2006, "foi inicialmente rejeitada pela gerência do Google" porque você não podia't "usá-la em um avião". A sua interface era também o navegador Firefox em vez do navegador Chrome ainda por inventar. No caso do Nelson&apos, o Chromebook não foi concebido para ser mais um dispositivo de navegação Web, mas sim um dispositivo totalmente funcional para o desenvolvimento de código para um engenheiro do Google. Ele também não foi projetado para ser um sistema operacional orientado para a Web, mas "um sistema operacional super rápido" que residia inteiramente em RAM.
Em um post do Google+, Antoine Labour, um engenheiro de software do Google, e como "um dos 3 engenheiros originais do projeto" e agora "o engenheiro mais experiente atualmente trabalhando no projeto", discordou da história do Chrome OS de Nelson&apos. Ele não vê uma conexão entre o projeto Nelson's e hoje's Chrome OS.Chrome OS é um sistema operacional projetado pelo Google que é baseado no kernel Linux e usa o navegador web Google Chrome como sua principal interface de usuário. Como resultado, o Chrome OS suporta principalmente aplicações web.[7]
Google anunciou o projecto em Julho de 2009, concebendo-o como um sistema operativo em que tanto as aplicações como os dados dos utilizadores residem na nuvem: daí que o Chrome OS execute principalmente aplicações web. O código-fonte e uma demonstração pública vieram em novembro. O primeiro portátil Chrome OS, conhecido como Chromebook, chegou em maio de 2011. O envio inicial de Chromebook da Samsung e da Acer ocorreu em Julho de 2011.
O Chrome OS tem um leitor multimédia integrado e um gestor de ficheiros. Ele suporta o Chrome Apps, que se assemelha a aplicativos nativos, bem como o acesso remoto ao desktop. Algumas aplicações Android estão disponíveis para o sistema operativo desde 2014. A recepção foi inicialmente céptica, com alguns observadores a argumentar que um browser a correr em qualquer sistema operativo era funcionalmente equivalente. Como mais máquinas Chrome OS entraram no mercado, o sistema operacional é agora raramente avaliado além do hardware que o executa.
O sistema operacional Chrome só está disponível pré-instalado no hardware dos parceiros de fabricação do Google. Um sistema operacional de código aberto equivalente, o Chromium OS, pode ser compilado a partir do código fonte baixado. Desde cedo, o Google forneceu objetivos de design para o SO Chrome, mas não lançou uma descrição técnica de outra forma.
Artigos semelhantes
- Porque é que os Pixelbooks do Google estão tão sobrecarregados para apenas executarem o sistema operativo Chrome?
- Como desinstalar completamente o Windows e executar apenas o sistema operativo Chrome no seu computador portátil
- Existe algum voice-mail para o sistema operativo Chromebook/Chrome?
- Porque é que a Samsung não cria um sistema operativo como o Google, Microsoft e Apple?