Casa > P > Porque É Que A Samsung Não Cria Um Sistema Operativo Como O Google, Microsoft E Apple?

Porque é que a Samsung não cria um sistema operativo como o Google, Microsoft e Apple?

main-qimg-90c9eafbca0ea27e60aa0eebfd990a2c

Samsung criou sistemas operativos. Os primeiros telefones usando BadaOS, começando com o Samsung S8500 Wave, foram lançados em 2010. No entanto, o sistema operacional nunca foi bem suportado e não era realmente adequado para telefones de bandeira. Até 2012, a Samsung anunciou que o futuro do BadaOS era um novo projeto open source, o Tizen, com as APIs do BadaOS roladas nele.

main-qimg-c0f174943d83971a3dfd269e63b17504

Então, o que é o Tizen? Bem, isso pode levar um pouco de explicação. Houve várias tentativas diferentes de construir um SO para smartphone baseado em Linux na Nokia (Maemo), Intel (Moblin), e na Linux Fountation (LiMo), este último projeto com suporte da Samsung.

A Linux Foundation esteve envolvida na fusão do Maemo e do Moblin no MeeGo, e também, no projeto separado do LiMo. A Intel e a Nokia apoiaram ativamente o MeeGo em 2010, e a Nokia tinha planos de substituir o SymbianOS pelo MeeGo. No entanto, graças às mudanças de gestão na Nokia, em 2011, o novo CEO Stephen Elop fez all-in com a Microsoft em uma parceria estratégica, e a Intel ficou sozinha no MeeGo.

A Linux Foundation, Intel e Samsung concordaram, juntamente com outros em sistemas incorporados, em fundir o MeeGo, LiMo e outras tecnologias em um novo sistema operacional baseado em Linux apelidado de Tizen, em 2011. O Tizen foi concebido para cobrir smartphones, tablets, TVs inteligentes, netbooks e sistemas de informação e entretenimento para veículos.

Em 2013, o Tizen 2.0 foi lançado, incorporando tudo o que a Samsung decidiu fundir a partir do BadaOS. A Samsung entrega telefones BadaOS há alguns anos, mas todos eles são telefones de gama muito baixa, $100 e menos. O problema é que, dada a tecnologia atual, um telefone de $100 pode rodar Android sem qualquer problema.

The Low-end Winner: KaiOS!

O problema com o Tizen não é que seja um mau SO, é que está entre uma pedra e um lugar difícil de aceitar. Se for capaz de ser o terceiro SO telefónico mais popular, talvez consiga algum apoio. Mas se você for capaz de fazer isso em telefones de 100 dólares, o Android é um concorrente. Mas que tal um smartphone de 50 dólares? Ou smartphones de $25?

main-qimg-88f01ac11a6e24635d249aaccc0af9e9

Um smartphone de $35 a executar KaiOS, do Blu Corp.

Isso não é uma grande preocupação ocidental, mas mundial, sim, isso é uma coisa. E isso leva-me ao sistema operativo #3 a vender smartphones nos dias de hoje: KaiOS. A menos que seja um cromo técnico como eu, pode nunca ter ouvido falar dele, mas é capaz de funcionar em 256MB de RAM em telefones que custam tão pouco como 20 dólares na Índia. Na verdade está a crescer mais rápido que o iOS em alguns locais.

KaiOS é construído sobre um projecto Mozilla abandonado originalmente chamado Boot to Gecko, mais tarde rebranded FirefoxOS. A idéia, que você provavelmente descobriu já contextualizada no contexto de um mecanismo de navegação web, era construir um smartphone de cabeça baixa fazendo tudo usando tecnologias web.

Isso não é novo. No final dos anos 90, eu fui um dos fundadores de uma empresa iniciante na construção de sistemas de computação web e de entretenimento pessoal para a sua sala de estar. O nosso primeiro dispositivo foi simplesmente um motor de navegação na Web. Mas o dispositivo de segunda geração usava o OS/2 como o SO, Mozilla como praticamente todo o sistema de visualização. Nosso sistema de terceira geração utilizava um sistema operacional interno e o navegador Voyager como interface primária para o usuário. E, claro, hoje, você tem 20 anos de tecnologia adicional entregando isso no desktop em Chromebooks.

Tizen in Your House... Bastante provável!

Sobre 160 milhões de Smart TVs - 67% do mercado de televisão - enviadas em 2018. Desses, 21% eram Tizen, tornando-o o principal sistema operacional de Smart TV. Isso é apenas televisores Samsung até hoje, e você pode nem saber que está usando Tizen na sua TV Samsung, porque provavelmente é chamado de SmartThings.

Você também encontrará Tizen em outros produtos Samsung: robôs domésticos, refrigeradores, roteadores WiFi, relógios inteligentes, etc. Você pode perguntar por que estes são tão diferentes dos telefones, eh? Eles são.

O problema do Smartphone

Voltar na década de 1970, a corrida para reivindicar a mesa de computação doméstica estava aberta: Atari, Apple, Commodore, Tandy, e outros, todos a fazer equipamento incompatível. Isso ficou resolvido com Microsoft e Intel, os vencedores. Por quê? Porque os PCs eram todos uma miríade de aplicativos.

O mesmo aconteceu, com o tempo, com os smartphones. Não importava muito no início dos anos 90, porque os smartphones eram essencialmente extensões de sistemas PDA, no início: Palm e Microsoft, ou eles estavam oferecendo um pequeno conjunto de recursos "inteligentes": RIM/Blackberry e SymbianOS.

Apple moveu os smartphones para uma visão completa do consumidor, e isso significou uma explosão maciça de aplicações. O Android apareceu um ano depois e deu esse poder a todos no negócio dos smartphones que não eram da Apple. Aqueles que escolheram o Android ainda estão por perto; aqueles que escolheram um SO diferente, não tanto (embora junto com o Tizen na Smart TV, a outra grande vitória é com a LG, que comprou o WebOS da Palm e usa isso como base para a sua SmartTV).

Para muitos consumidores, é a disponibilidade de aplicativos mainstream... jogos, mídias sociais, bancos, etc. Assim como era difícil de impor para os profissionais fazer suas tarefas no Linux ou MacOS nos dias de desktop, é difícil ou impossível para o usuário comum obter a experiência completa de smartphone se deixar o Android ou iOS.

Não são apenas os aplicativos mainstream, mas os aplicativos narrowcast. Se eu for a uma feira de negócios, há um aplicativo para isso. Se eu for a um festival de música, há um aplicativo para isso. Se eu comprar uma câmera com WiFi, há um aplicativo para controlá-la. E estes aplicativos são Android ou iOS, praticamente. Nada mais ganha. Não é que eu precise de 25.000 aplicativos, mas que nos 1,5 bilhões de smartphones vendidos a cada ano, alguém precisa.

A Vantagem TV/Dispositivo

Para uma SmartTV, que é um espaço tão estreito de aplicativos, é mais fácil de se conseguir com um SO menos conhecido. Todos recebem as aplicações IPTV básicas: Netflix, Hulu, YouTube, etc. As aplicações de rede de TV também, praticamente, porque não há nenhuma SmartTV com uma enorme vantagem: Smartthings/Tizen, WebOS, Android TV, Roku TV, FireTV, SmartCast, etc. Eu suspeito que com o tempo, você não quer o SO de TV menos suportado, mas novamente, a maioria das pessoas também estão usando interfaces de TV alternativas, como STBs a cabo/satélite, Roku, AppleTV, etc.

Leia Mais

Samsung's quase desconhecido bada OS teve o lançamento de maior sucesso desde o iPhone original - Geek.com

LiMo Foundation and Linux Foundation Announce New Open Source Software Platform, Tizen(TM)

The first Tizen smartphone isn’t an “Android killer”—it’s a bad Android clone

Samsung finally folding Bada OS into Tizen

The Samsung Z4 is Tizen’s new flagship smartphone

What Is KaiOS and Why Is It the 3rd Most Popular Mobile OS?

Who Makes the Smartest Smart TV? Here Are the Results

Best Smart TV 2019: every smart TV platform and which set does it best

De Kassia Belli

Será que o sistema operacional Harmony do Huawei terá sucesso, e quais são os prós e os contras? :: Como o Harmony OS se compara ao Android e ao iOS?