Casa > Q > Qual É A Diferença Entre O Urânio De Qualidade De Arma E O Urânio Comum?

Qual é a diferença entre o urânio de qualidade de arma e o urânio comum?

O urânio vem em vários isótopos - sendo o U238 e o U235 os mais comuns. Os isótopos têm números diferentes de neutrões.

O U238 é de longe o mais abundante, representando cerca de 99,3% do urânio extraído.

Os últimos .7% são U235 e .005% U234.

O urânio natural vem misturado nas proporções listadas acima.

Separando o U235 e o U238 é possível enriquecer o U235 a uma percentagem maior. Como o U235 é físsil e o U238 não é, o urânio enriquecido com conteúdo suficiente de U235 é considerado grau de bomba ou grau de arma. Você não pode fazer uma arma ficar físsil a menos que você tenha o suficiente do U235 concentrado.

Quanto enriquecimento? Você precisa de quase 90% de U235. É difícil de fazer, o urânio tem que ser dissolvido com ácidos desagradáveis e centrifugado e decantado para se separar por peso. Então os despojos do U238 (material residual), não (muito) radioativo, mas altamente tóxico, tem que ser descartado e a mistura restante rica em U235 tem que ser recuperada para um sólido. A diferença de peso é pequena, por isso é necessário fazer múltiplas passagens com grandes centrífugas de alta velocidade. Você começa com toneladas e toneladas de urânio comum para obter apenas alguns Kg de enriquecimento. E toneladas e toneladas de U238.

Needless to say enrichment of ordinary uranium to bomb grade is very complex, expensive and time consuming. Foi uma das maiores tarefas e levou a maior parte da Segunda Guerra Mundial para o projeto Manhattan fazer o suficiente para uma ou duas bombas. É a coisa mais difícil de fazer para os países que tentam aderir ao clube nuclear.

De Joselow

O DF 21 afunda realmente porta-aviões? :: Porque é que os soldados não pegam em equipamento inimigo como armas?