Casa > O > O Que Os Faraós Egípcios Usaram Para Chamar Os 5 Planetas?

O que os faraós egípcios usaram para chamar os 5 planetas?

Os cinco planetas visíveis não se destacavam muito na astronomia egípcia. Imaginados como divindades navegando pelo céu em suas cascas, eles eram chamados de "as estrelas que não conhecem descanso". Como o calendário egípcio era solar, os vários aspectos do deus sol dominavam a adoração nas formas de Ra, Aten, Ra-Horakhty e Amon-Ra, juntamente com a reverência ao deus do céu Horus. Os planetas superiores eram considerados como encarnações de Horus.

Mercúrio se diferencia dos planetas superiores, considerados como tendo uma natureza dupla: estrela da manhã e estrela da noite. Como estrela da noite maléfica, o planeta está associado a Seth, o filho maléfico de Geb e Nut e matador de seu irmão Osíris, personificação do deserto, escuridão, tempestades, trovões, desordem, aquilo que é totalmente inefável. Ele foi associado com a cor vermelha. O nome egípcio para Mercúrio nesta forma é Sbg, 'unknown.' as referências ao planeta muitas vezes incluem a menção de Seth ou incluem uma imagem do deus com suas orelhas caracteristicamente longas e focinho curvo.

Astra Nilsson - Relevo de Deus Seth 5ª dinastia do Egito (início do século 25 a.C. até meados do século 24 a.C.)- Museu egípcio de Berlim:

main-qimg-7f26aed879a1149822c6e2214b800331

Como uma estrela da manhã, o planeta era considerado benéfico, muito parecido com a atitude que se tem hoje em relação a Mercúrio. Estava então associado ao deus crocodilo Sobek, cujos poderes apotropaicos protegiam contra os perigos associados ao Nilo. Sobek representava o poder militar e a fertilidade.

Sbg no teto do Templo de Dendara. Imagem privada:

main-qimg-f83ae79dcd44ef7a2ec35b02b95036c3

Venus é o outro planeta duplo. Acreditava-se que existiam realmente dois corpos diferentes porque o planeta atinge seus aspectos mais brilhantes logo após o pôr-do-sol e pouco antes do amanhecer. Tioumoutiri era "o deus da manhã" e Ouaiti "a estrela que cruza". O planeta também é chamado de "a ave fênix" ou "a ave garça" e está ligado ao deus Osíris. Há dois outros nomes mencionados nas referências, mas nenhuma explicação foi dada quanto ao seu significado: Ba'ah e Seba-Djai.

Tioumoutiri Ouaiti no tecto do Templo de Dendara. Imagem privada:

main-qimg-0a02cc5222a0b959b24dd95a23bfacd8

Mars era conhecido como Heru-deshet "Horus the Red" ou "Horus of the Horizon", geralmente representado como um flamingo vermelho.

Heru-deshet no teto do Templo de Dendara. Imagem privada:

main-qimg-03a34dfb45221f9f3a2e841a2342e434

Júpiter o planeta brilhante foi designado como "Horus que ilumina as Duas Terras", assim como "Estrela do Sul do Céu". O epíteto "Aquele que abre o Mistério" referia-se à sua capacidade de revelar segredos.

Her-Wepes-Tawy no tecto do Templo de Dendara. Imagem privada.

main-qimg-278a9799f71766678173136129df5d56

Saturn está associado com o touro, um símbolo de força. Assim, o planeta foi chamado de "Horus, Touro do Céu". O seu símbolo era um quadrado, talvez uma referência à marca quadrada branca encontrada na testa do touro Apis.

"Touro do Céu Horus" no teto do Templo de Dendara. Imagem privada:

main-qimg-3519da09f0c4727c1d151d83932e6e53

From The Alpha and the Omega - Chapter One by Jim A. Cornwell, Copyright © 1995, todos os direitos reservados Drawing - Zodiac of Denderah (Astronomia - Novo Livro do Conhecimento) Nota: os planetas são coloridos em roxo:

main-qimg-db17ec3d3c8129afb468b606965fb02d

Os cinco planetas que eram conhecidos na época são associados a certos signos do zodíaco: Vénus ("o deus da manhã") está atrás de Aquário, Júpiter ("Horus que Revela o Mistério") está perto de Câncer, Marte ("Horus o Vermelho") está diretamente acima de Capricórnio. Mercúrio é chamado "o inerte" e Saturno "Hórus, o touro". Esta configuração particular dos planetas entre as constelações ocorre apenas cerca de uma vez a cada mil anos; um astrofísico datou-a entre 15 de Junho e 15 de Agosto de 50 AC. Dois eclipses são representados exatamente onde ocorreram. O eclipse solar de 7 de Março 51 é representado como a deusa Isis segurando um babuíno (o deus Thoth) pela sua cauda, significando a sua tentativa de impedir a lua de esconder o sol. O eclipse lunar de 25 de Setembro 52 é representado por um olho udjat (o "todo"), porque um eclipse lunar só ocorre quando a lua está cheia. O Zodíaco de Dendera

Heritage of the Stars

The Planets in Ancient Egypt

De Cressler

Porque é que o iPhone 7 plus é melhor do que a câmara DSLR? :: Qual é a melhor aplicação para usar a mudança de rosto?