Porque não constroem flashes de Xénon em smartphones?
Uma forma de responder à sua pergunta é dizer que faz uma suposição incorrecta. Alguns smartphones têm flashes de Xenon. Por exemplo, eu costumava ter um Sony Ericsson C905, que tinha um flash de Xenon. E o meu telefone actual é um Samsung Galaxy S4 Zoom, que também tem um flash de Xénon. O Nokia Lumia 1020 também tem. No entanto, a grande maioria dos telemóveis com câmara usam flashes LED.Por isso talvez a sua pergunta possa ser reformulada: Porque não'mais fabricantes de smartphones usam flashes de Xenon?
Bem, vamos's começar por concordar que os flashes de Xenon têm algumas vantagens distintas sobre os flashes de LED que fazem de Xenon a única escolha sensata para fotografia séria. Quer dizer, a única câmera onde você'vai encontrar um flash LED está em um telefone. Mesmo as pequenas câmeras digitais abaixo de 100 dólares, se elas tiverem um flash, terão um flash de Xenon. Para a maioria das situações de interior e com pouca luz, o LED pode'não segurar uma vela (har, har) para Xenon.
Mas se os flashes de Xenon são tão bons, porque não'nem todos os telefones com câmaras fotográficas os usam?
Acontece que é tudo sobre o tamanho. Até muito recentemente, os condensadores necessários para alimentar os flashes de Xenon eram demasiado volumosos para caberem no seu smartphone médio. Em 2013, alguns pesquisadores em Singapura criaram um novo condensador superlimpo que permitiria aos flashes de Xenon funcionar mesmo nos mais pequenos telemóveis, mas dois anos mais tarde, ainda temos'não vimos esta tecnologia aparecer em dispositivos de consumo.
Após os novos condensadores começarem a aparecer, imagino que nós'vamos começar a ver um monte de dispositivos que usam tanto Xenon como LED: Xenon para fotografia com flash e LED para proporcionar uma iluminação constante para os vídeos.