O Dragon Ball Super apagou o Dragon Ball GT como um cânone?
Não. GT nunca foi canon para começar com.
Um retcon do final original para Z pode ainda acabar acontecendo por necessidade, supondo que ainda não tenha acontecido. Felizmente, é tão insubstancial que agora só é funcionalmente relevante para o GT de qualquer forma. E como sabemos que o GT não é canónico, se o final Z acabar por ser atirado para fora a favor de uma direcção diferente ou mais compatível com tudo o que foi adicionado à linha temporal quando ou se alguma vez decidirem ir tão longe, isso não afectaria de todo o resto da história. Além das novas crianças que foram apresentadas, que o Super ainda decidiu manter e usar de qualquer maneira (Pan, Bra e Uub. Embora a existência do Uub seja apenas brevemente mencionada por Dende, e nem mesmo pelo nome), os eventos da final do Z foram bastante inconsequentes, de modo que nada da história principal poderia ser perdido ou afetado por não desperdiçar teimosamente o esforço em tentar preservar a sua continuidade. 8 anos de paz, outro torneio mundial sem sentido, e mais crianças novas e inúteis que não servem a nenhum propósito do que representar a passagem do tempo, o círculo da vida, dando fim ao desejo de Goku e tudo mais que me falta. As crianças são crescidas, Gohan tem a sua própria família, Vegeta arrefeceu e aceitou o seu papel de homem de família, blá blá blá blá... Então Goku voa para satisfazer o único desejo semi-egoísta que alguma vez fez com as bolas de dragão durante toda a série. Toda a luta parou e todos estão felizes. Nada disso foi importante, e foi tudo apenas um envio idiota para finalmente fechar a porta de uma série em que Toriyama estava bastante queimada e sem ideias sobre para onde ir do buu, que era suposto ser a coisa mais forte que alguma vez existiu no universo. Então as pessoas se agarraram à única palha que ele cometeu o erro de não escrever de forma diferente. Bem, o que Uub e Goku estão fazendo agora? Quem se importa... Obviamente muitas pessoas fizeram, mas como a saga da Bola de Dragão estava oficialmente e canonicamente acabada, temos o GT. Não era canon, e não era fantástico, mas durante um tempo em que os fãs estavam famintos por mais Dragon Ball, estava tudo bem. O DB está sobrecarregado com os giros não canônicos hoje em dia, e embora um pouco datado, o GT dificilmente é o pior deles em comparação. Era bastante meh no geral, mas tentou fazer algo diferente, e tinha algumas idéias bem arrumadas de enredo. Além do mais, você podia dizer que era um trabalho de amor. Muitos desses outros spin-offs são apenas um gritante serviço de agarrar dinheiro, mash ups, e match ups do que se personagens de dimensões alternativas, universos, linhas de tempo, e outros disparates ridículos.
Então, de volta à Toriyama estando sem idéias... Basta dar uma olhada no BoG e no que ele desovou (DBS)... Claro, eles são agradáveis, divertidos e divertidos até certo ponto, e aparentemente uma premissa interessante ou inspiradora o suficiente para querer expandir, então pelo menos conseguimos uma nova série com o sucesso do filme, mas BoG não foi claramente o produto de uma imaginação ativa se o primeiro lugar aonde você vai quando chega com conteúdo novo está na linha de, "Bem, acho que não há mais nada forte o suficiente para apresentar um desafio a esses personagens presos e dominados, então, como o reino mortal está completamente esgotado até aquele pequeno Uub aparecer, vou apenas inventar mais divindades ainda mais acima no totem do pólo de Deuses. Como se eu ainda não tivesse feito isso até à morte. Mas ouve isto. O Goku só treinou com Deuses antes. Desta vez vou fazê-los lutar por realzies".
lol Então felizmente eles começaram a atirar outros mortais fortes junto com um multiverso snazzy para brincar com o qual deveria teoricamente abrir uma inundação de potencial para a história futura. Se eles tivessem continuado a correr com todo o bastão "não há mais nada para lutar a não ser Deuses", teria se tornado rápida e fatalmente chato.
Anyway, tornou-se aparentemente que logicamente, eles têm que se livrar do final do Z, ou pelo menos fazer algumas mudanças para que a série ainda faça sentido se eles levarem a história tão à frente. O poder do Majin Buu já nem sequer está na mesma liga que a maioria do elenco. Então a ideia de Goku estar todo contente em ir para o pôr-do-sol para lutar e treinar para o seu coração contente com o que seria agora um oponente/parceiro muito inferior não faria muito sentido, considerando que toda a sua motivação na vida é ficar mais forte e combater lutadores mais fortes do que ele próprio. Algo que Uub infelizmente nunca mais poderá ser, a não ser que eles decidam nerf Goku ou sobrecarregar o pequeno garoto da ilha a um nível muito mais forte do que o garoto buu jamais foi. Então eu não posso realmente ver Goku assumindo o papel de professor se ele está recebendo muito pouco ou nada por ele mesmo. Só não é algo que ele normalmente faz. Mas quem sabe. Talvez ele só esteja entediado, e queira jogar mais um z-fighter log na pilha porque nenhum dos muitos outros personagens "mais fortes que o buu até agora" vai jogar com ele. lol
É mais fácil jogá-lo fora, ou reescrevê-lo do que tentar forçá-lo a fazer algum sentido depois dos eventos do Super, ou forçar o Super a fazer sentido com ele.
Eu sei que respondi à pergunta na primeira linha, e pretendia deixá-la assim, mas de repente todo este gobbledygook saiu da ponta dos meus dedos enquanto pensava em retcons.