Como são programadas as calculadoras?
As calculadoras programáveis eram tipicamente "teclas", o que significa que tinham um meio que, na realidade, equivalia a gravar e reproduzir uma sequência de teclas. As mais avançadas também tinham teclas especiais que proporcionavam algum controlo mínimo do programa, por exemplo, uma tecla GOTO ou algumas teclas condicionais, o que tornava possível escrever programas "reais" que incluíam loops e condicionadores.
P>A seguir vieram as calculadoras que duplicavam como simples "computadores de bolso", com um intérprete incorporado para a linguagem de programação BASIC, que na altura também era comum nos primeiros computadores pessoais. Estas calculadoras tinham vários modos de funcionamento: no modo calculadora, funcionavam mais ou menos como uma calculadora normal, enquanto que no modo BASIC era possível introduzir programas bastante complexos.
Muitas calculadoras modernas têm um formato de programa que é uma espécie de mistura de programação de teclas e uma linguagem de programação. Estas calculadoras também tendem a ter modos de operação distintos para cálculos, entrada e execução de programas.
algumas calculadoras topo de gama, como a família HP-28/48, tinham/teram a sua própria linguagem de programação bastante sofisticada, totalmente integrada nas operações da calculadora's. Nessas calculadoras, não havia modos de operação distintos; ao contrário, a calculadora implementou um ambiente orientado a objetos, e o visor podia conter um número, um símbolo, uma expressão algébrica ou, aliás, um programa inteiro como um "objeto", todos os quais podiam ser salvos em variáveis ou arrays nomeados.
Or, se você estivesse se perguntando como a calculadora real é implementada (ou seja como o firmware é programado), nos velhos tempos, a calculadora era construída em torno de um chip de calculadora especializado que, internamente, era um processador de propósito especial com programabilidade limitada, e segmentos de programa que implementavam comandos de teclas mais complicados, por exemplo trig functions.
Modern calculadoras, em contraste, tendem a ter um processador de propósito geral ou microcontrolador, e toda a "personalidade" da calculadora é implementada em software (firmware), muitas vezes escrito em uma linguagem de alto nível como C/C++, o que faz o dispositivo funcionar como uma calculadora. O mesmo hardware, com teclas diferentes e firmware diferente, pode ser um termostato ou um comando de TV, pelo que você sabe.