Casa > Q > Qual É A Etimologia De Uma "Família Nuclear"?

Qual é a etimologia de uma "família nuclear"?

A etimologia e histórias culturais espúrias ligam o termo "família nuclear" à ansiedade americana do pós-guerra sobre a possibilidade de a União Soviética lançar uma bomba nuclear sobre os EUA. Os presidentes Eisenhower e Kennedy, e o governador de Nova York Nelson Rockefeller, respectivamente, exortaram os cidadãos americanos a construir um abrigo contra a chuva radioativa e estocar alimentos (por exemplo, o programa de despensa da avó Eisenhower recomendava que cada família tivesse sempre à mão pelo menos cinco dias de refeições, como a avó; Kennedy ordenou que houvesse duas semanas de comida por pessoa em qualquer abrigo de emergência; e Rockefeller, co-patrocinado, falhou em exigir que cada cidadão de NY construísse e armazenasse um abrigo de emergência ou fosse multado. Enquanto apenas cerca de 1% das famílias americanas atendeu Kennedy e realmente construiu seus próprios abrigos de emergência, as pessoas dizem que a ansiedade sobre a União Soviética era grande e real. O historiador da poltrona ou etimologista talvez musse que a ansiedade cultural do pós-guerra sobre a União Soviética usando uma bomba nuclear nos EUA levou a família imediata a ficar conhecida como uma família nuclear. Embora esta seja uma falsa narrativa da derivação e história da "família nuclear", é uma que superficialmente faz sentido para as pessoas que procuram respostas rápidas e fáceis.

O termo no seu significado actual remonta pelo menos até 1925. Na minha opinião a alegação de que o antropólogo social Bronislaw Malinowski inventou o termo (em oposição a ser um de seus primeiros adotantes) não é certa, apesar do que a História da Família Nuclear e outras etimologias ou narrativas históricas dizem sobre a evolução da frase.

Etimologicamente o termo "nuclear", tem uma raiz latina e pode ser encontrado em registros manuscritos e correspondência datada do século 14 na Grã-Bretanha. Até que o modelo contemporâneo de um átomo ganhou aceitação em toda a comunidade científica ocidental no primeiro quarto do século XX, o significado comum de "núcleo (derivado do latim "nux", que significa "noz") era diretamente "no centro", "um elemento básico" ou mesmo, coloquialmente, "o nub". À medida que o modelo científico atual de um átomo foi sendo aceito, a palavra "núcleo" começou a ser entendida mais como uma metáfora, uma linguagem figurativa que poderia se aplicar tão facilmente ao centro de uma idéia quanto a uma coisa. "Núcleo" tornou-se uma palavra usada para descrever o coração de qualquer realidade intelectual ou material onde as partes podiam ser entendidas como antecedentes, correspondentes ou subordinadas ao núcleo, o centro estacionário situado no meio de satélites metafóricos que o circundam, como os elétrons circundam o núcleo no modelo do século XX de um átomo.

No ano de 1925 o termo "família nuclear" tornou-se outra forma de dizer "família imediata", ou designar dois pais e seus filhos como seu próprio grupo fechado. A família imediata era o núcleo de uma família. Nesta linha etimológica o termo "família nuclear" descreve a noz, ou núcleo, das famílias dos pais. Enquanto sociólogos e outros às vezes confundem "a família nuclear" com uma inovação contemporânea, uma que é um afastamento pouco saudável das estruturas de apoio tradicionais e maiores da família alargada, na verdade, esperava-se que as famílias na Inglaterra fossem constituídas por famílias separadas, pequenas e imediatas, como o Instituto de Estudos Familiares deixa claro. Veja The Real Roots of the Nuclear Family. A família nuclear, então, é uma entidade limitada aos membros da família imediata. O termo é pelo menos meia metáfora, uma alusão aos pais e seus filhos como o núcleo, ou no centro, de estruturas familiares maiores.

De Horatia

Qual é o melhor produto digital de saúde e fitness em 2021? :: Porque é que o meu portátil começa a fazer um tiquetaque como um relógio e depois desliga-se várias vezes por dia?