Até que ponto estamos longe de ser capazes de criar jogos VR e mundos como o 'Oásis' do 'Ready Player One'?
Embora o "Oasis" seja um produto beta na biblioteca SteamVR, I'tenho estado à espera de o instalar por causa das críticas desfavoráveis. Eu sei que ele ganhou'não será equivalente, mas pelo menos eu quero que ele seja decente para não arruinar a visão do futuro.
Para responder à sua pergunta, realisticamente, provavelmente serão mais 15-20 anos para ter aproximadamente o equivalente do Oasis. O HTC Vive e o Oculus Rift são bastante imersivos (a PlayStationVR não é suficientemente boa em comparação com as outras duas). Ainda estamos a algumas gerações de tecnologia de poder estar ao nível necessário.
Todos os sistemas atuais ainda dependem de controladores. Ainda estamos muito longe de ter luvas que nos fazem sentir como se estivéssemos agarrando coisas em um mundo 3D e sendo capazes de sentir a textura e o peso dos itens. Eu acho que esta é uma das peças que faltam nos sistemas VR atuais. O Teslasuit foi mostrado no CES 2018, que é um fato VR de corpo inteiro Gen 1. Eles o descrevem como impulsos elétricos que proporcionam sensação de impacto. Portanto, é um bom primeiro passo, mas ainda não está disponível e eles estão apenas tentando colocar um SDK nas mãos dos desenvolvedores para que eles possam começar a incluir a possibilidade de usá-lo. Além disso, os impulsos elétricos não proporcionariam uma diferenciação entre, digamos, uma pedra e algum pêlo ou quão pesado é algo.
A tecnologia de renderização precisa ser miniaturizada e avançada. A nova linha de placas de vídeo Nvidia RX são as primeiras placas gráficas capazes de fazer traçado de raio em tempo real. O Ray-tracing é tão computacionalmente intensivo que é realmente um pé incrível que já temos esta tecnologia. Antes das novas placas Nvidia, iluminação, reflexos, sombras, etc... nos jogos são basicamente todos falsificados. Pense nisto assim. Com a maioria dos jogos atuais, se eles precisam de um reflexo no espelho, eles vão renderizar uma vista do espelho e depois virá-la e mapear a imagem no espelho. Na verdade, eles fazem muito mais, mas isto é para explicar. Isto parece decente, mas, falta-lhes o realismo necessário para começar a enganar o cérebro. Ray-tracing na verdade traça milhões de feixes de e para cada fonte de luz e objeto na cena. Ele permite dizer que o reflexo do seu rosto fora do espelho do porta-toalha cromado atrás de você de volta para o espelho, etc... Além disso, na vida real, praticamente tudo em um ambiente reflete pelo menos alguma luz (a menos que seja material preto absorvente de luz). Isto cria luz suave e sombras suaves que precisamos de ver para o realismo. Finalmente, a renderização atual em tempo real geralmente usa fachadas. Então, se você estiver andando em uma calçada e olhar na janela de uma casa, eles só renderizam o pequeno quadrado de pixels que compõe a área da janela. No traçado de raios, todo o interior da sala e todos os itens precisam ser renderizados para traçar todos os feixes de luz, reflexos e sombras no interior da sala para refletir para fora da janela. Você provavelmente precisará de dois de qualquer que seja a próxima geração do RX2080, um para cada olho.
A potência e a largura de banda sem fio precisam aumentar. Se você tiver a chance de experimentar o Void, você deve. Você coloca um pacote e um capacete e depois vagueia por salas físicas em um ambiente VR com objetos físicos com os quais você pode interagir, cheiros, calor, vento, etc... Bastante fresco e imersivo. A mochila e o capacete são bastante pesados e volumosos. Os actuais sistemas VR domésticos são amarrados com cabos à máquina de renderização. Precisamos de muito mais armazenamento de energia miniaturizada e um aumento significativo da largura de banda sem fio. Nós provavelmente precisaremos ser capazes de transmitir vídeo UHD de 8k para cada olho a 120+ quadros por segundo.
Precisamos dar um salto drástico na tecnologia de bateria. Eu sempre rio quando ouço teorias de conspiração sobre empresas de carros escondendo a tecnologia de baterias para conspirar com a indústria petrolífera. Dell, Apple, Amazon, IBM, Samsung, etc... não estão em conluio com a indústria automobilística e petrolífera para suprimir a tecnologia das baterias. Quem produz uma bateria de laptop que pode durar 6 meses com uma única carga será mais rico do que já é, especialmente porque todos os outros serão forçados a licenciar a patente. Precisamos de muita energia leve para Oasis nível VR e simplesmente não estamos perto. Pergunta a qualquer jogador Pokémon Go quanto tempo dura a bateria do seu telemóvel enquanto joga. Niantic deveria ter comprado um monte de companhias externas de carregadores de bateria de telefones antes de lançarem o seu jogo. Mesmo que a renderização seja descarregada para uma máquina, ainda estás a falar de largura de banda sustentada de 5G para fluxos duplos de vídeo UHD de 8k com áudio surround que vai mastigar a vida da bateria como louco.
Lastly, servidor e capacidade de largura de banda para o mundo. Você pode ler sobre os muitos sofrimentos do Fallout 76 online e eles limitam a 60 usuários por servidor. Fortnite limita os seus servidores a 100 utilizadores. Ambos os jogos estão atormentados com problemas no servidor e um grande atraso. Você'd provavelmente precisa de dez vezes essa capacidade pelo menos para um jogo normal. Se você pensar na cena final da batalha no Planeta Doom, você está falando 100.000 vezes a capacidade atual do servidor. Quase de certeza que vai precisar de estar a correr na Internet 2 para a largura de banda de alta velocidade que vai precisar.
A maioria destes desafios só vai requerer evoluções de tecnologia que nós já temos. Em segundo lugar para os tropeços está a textura e a sensação de peso com luvas ou um fato táctil. Podemos ser realmente capazes de estimular o cérebro através de ondas elétricas para projetar a sensação de algo antes de conseguirmos luvas que simulem bem. Eu acho que o grande obstáculo é a tecnologia da bateria. Nós realmente precisamos de uma revolução na tecnologia da bateria para torná-la pequena o suficiente, leve o suficiente e poderosa o suficiente para nos dar uma verdadeira experiência Oásis.
Artigos semelhantes
- Até que ponto estamos longe de emitir capacetes de cara cheia para os soldados?
- Até que ponto estamos longe de usar drones para o transporte pessoal?
- Os emuladores de jogos Xbox One e PS4 para PC são reais? Se sim, até que ponto funcionam bem?
- Eu fiz uma instalação limpa do Windows 10 mas agora estou preso no ecrã "Getting Ready". Eu esperei uma hora. Devo continuar à espera?