O que é uma estabilização electrónica da imagem?
Electronic Image Stabilization (EIS) é um método altamente eficaz para compensar o tremor de mão que se manifesta em um tremor de vídeo que distrai durante a reprodução. O EIS conta com um sensor de movimento preciso para rastrear a fonte do tremor, que pode ser o aperto de mão ou o movimento do veículo, por exemplo. As informações de movimento é então integrado durante o quadro de vídeo atual e usado para compensá-lo, cortando a imagem visível de um fluxo de quadros de vídeo através do pipeline de imagens.
Um fator-chave para o sucesso da compensação em um sistema operacional aberto como o Android é o alinhamento consistente das informações de movimento para o seu quadro de vídeo correspondente, como o pipeline de movimento e pipeline de imagens são subsistemas independentes dentro do sistema operacional. Os sensores de movimento de alto desempenho do InvenSense têm uma entrada de sincronização de quadros única que permite um alinhamento muito preciso com os quadros de vídeo, essencialmente sincronizando os dois dutos no sistema. O Software EIS IP do InvenSenes aproveita essa sincronização precisa para fornecer aos OEMs uma solução EIS de classe mundial com desempenho consistente e repetível, independentemente dos sensores de imagem utilizados, reduzindo o tempo de colocação no mercado.
Desde que o EIS não depende nem é limitado pela compensação mecânica dos métodos ópticos, ele pode rastrear e compensar o grande movimento de entrada em aplicações orientadas para esportes para telefones ou câmeras de ação. O grande grau de compensação pode até mesmo ser usado em drones para substituir um gimbals caro normalmente usado para manter a câmera estável durante o vôo. A falta de complexidade mecânica não só reduz o custo do sistema, como também melhora significativamente a confiabilidade dos dispositivos finais em todas as aplicações.
Um grande grau de compensação de vibração fornecido pelo Software EIS da InvenSense em comparação com o fluxo de vídeo nativo. O vídeo resultante não só é estável, como também reduz os artefatos do obturador rolante, um efeito semelhante a gelatina no vídeo que acontece à medida que o tempo de exposição é aumentado em luz mais baixa e o jitter causa a mudança gradual da captura da imagem da extremidade superior para a inferior do quadro.
Artigos semelhantes
- Preciso de uma câmara com estabilização da imagem no corpo (IBIS) se estou a tomar principalmente fotografias?
- Na sua opinião, qual a importância da estabilização óptica da imagem em uma câmera?
- Devo desligar a estabilização da imagem ao usar uma suspensão cardan?
- O que é estabilização óptica de imagem? Que diferença isso faz?