O que é estabilização óptica de imagem? Que diferença isso faz?
Um termo que encontramos muito quando se trata de DSLR e um monte de smartphones de ponta. Então o que é exatamente isso e qual é a idéia por trás do OIS?
A fim de entender o OIS é importante que entendamos o olho humano porque a lente da câmera pode ser comparada a uma versão altamente rebaixada do olho humano. Vamos considerar este exemplo, enquanto corremos ou fazemos jogging, como é que se tem uma visão clara sem qualquer borrão? Isto porque o olho humano tem um mecanismo inbuit que move a pupila na direcção oposta à direcção do movimento, de modo a anular o abanão que resultaria do movimento. Isto é, quando salta, o seu pupilo move-se para baixo para contrariar a visão tremida que poderia resultar do movimento repentino para cima.
Quando não há estabilização da imagem óptica, então um vídeo recodificado no movimento seria tremido e uma imagem captada pela câmara em condições de iluminação menos que ideais seria desfocada. Uma câmera com OIS fornece um vídeo estável em movimento ou uma imagem clara quando a iluminação natural é inferior à ideal e o obturador precisa estar aberto por um tempo maior para deixar entrar mais luz no sensor.
Deixe-nos considerar o primeiro caso em que uma imagem precisa ser capturada em condições de iluminação inferiores às ideais. Agora é importante entender que quanto mais lenta for a velocidade do obturador, mais a luz entra no sensor. Isto significa que quando a iluminação natural é menor o obturador permaneceria aberto por mais tempo para deixar entrar mais luz no sensor para formar uma imagem. Mas quando o obturador está aberto por uma duração mais longa, a luz pode não cair sobre os pixels individuais no sensor com precisão devido ao tremor das mãos e isto resulta numa imagem desfocada. Para garantir que o desfoque na imagem seja reduzido, a lente da câmera julga o movimento das mãos com a ajuda de um giroscópio e se move fisicamente em uma direção oposta à direção do movimento (das mãos) e, assim, garante que o sensor permaneça imóvel para que os pixels no sensor se iluminem adequadamente.
No caso de um vídeo, a lente se move na direção oposta à direção do movimento, garantindo assim que luz suficiente seja deixada no sensor para formar uma imagem em movimento.
OIS ajuda a produzir uma imagem melhor? Na maioria das vezes ajuda a fornecer uma imagem mais nítida, especialmente em situações em que a iluminação natural está longe de ser a ideal. Hoje em dia temos a estabilização eletrônica de imagem (EIS) substituindo o OIS em smartphones e isso também ajuda a reduzir o jitter enquanto se grava vídeo ou se fotografa uma imagem, mas o lado negativo disso é que a imagem formada é ligeiramente cortada ao longo das bordas, o que resulta na imagem final não ser a mesma que você viu no visualizador antes de clicar no obturador.
OIS ou EIS? O que é melhor? Enquanto ambas as tecnologias se esforçam para alcançar o mesmo resultado final, o OIS faz isto com hardware especializado enquanto o EIS o faz através de software. As empresas preferem incorporar o EIS em telefones de médio alcance, pois eles não'não precisam gastar muito para projetar um módulo para o movimento físico da lente da câmera para ajudar o OIS, mas a longo prazo o OIS tem a vantagem de ser funcionalmente auxiliado por hardware enquanto o EIS é auxiliado por software e pode tender a se tornar um buggy com o tempo se não for suportado adequadamente.