Porque é que as teclas 'F' e 'J' dos teclados têm solavancos?
Acabei de pesquisar a pergunta na internet e encontrei a resposta que é reproduzida abaixo:
As saliências encontradas nas teclas F e J do teclado ajudam os utilizadores a posicionar correctamente a mão esquerda e direita no teclado sem ter de olhar para o teclado. Por exemplo, sem olhar para o teclado você deve ser capaz de sentir o teclado e posicionar corretamente o dedo indicador esquerdo no F e o indicador direito no J. A partir desta posição, você deve ser capaz de localizar o resto das teclas no teclado.
À medida que o teclado se desenvolveu, houve várias invenções destinadas a melhorar a precisão e a velocidade da digitação. As teclas F e J (usadas como "home keys") têm frequentemente pequenas saliências no topo ou no fundo do teclado. Estas são ajudas tácteis para o dactilógrafo. As localizações de todas as outras teclas do teclado são aprendidas em relação a estas "teclas de casa", por isso o dactilógrafo deve ser capaz de encontrar as teclas de casa pelo toque. O inventor das pequenas saliências em relevo nas teclas F e J, assim como outras melhorias nas outras teclas, é JUNE E. BOTICH (Patente dos Estados Unidos 6667697). O resumo da sua invenção diz o seguinte:
"A invenção é dirigida a uma melhoria ou aprimoramento de um teclado. Particularmente, as teclas de um teclado são aprimoradas ou modificadas, para melhorar ou incutir uma sensação tátil em uma pessoa que faz a digitação. A este respeito, algumas das teclas são modificadas adicionando bordas táteis às teclas, digitando escola e instrutores e instruções para os iniciantes instruem os alunos a colocarem seus dedos na linha do meio do teclado com letras. As instruções aconselham ainda a dividir esta linha do meio em dois grupos, um para a mão esquerda e outro para a mão direita. Ambos os grupos envolvem os quatro dedos de cada grupo, excluindo o polegar. Os quatro dedos da mão esquerda serão colocados sobre as letras A a F e os dedos da mão direita serão colocados sobre as letras J, K, L, incluindo os semicolchetes. Os bordos exteriores da letra A da mão esquerda e na tecla ponto e vírgula da mão direita têm bordos exteriores elevados colocados sobre eles. Desta forma os quatro dedos da mão esquerda e os quatro dedos da mão direita são como que embalados entre as bordas levantadas e dão ao digitador uma sensação tátil indicando exatamente onde os dedos são colocados no teclado o que aumenta a velocidade e a precisão da pessoa que digita.
Artigos semelhantes
- Os teclados dos telemóveis captam os toques das teclas e registam a sua escrita?
- Existe uma vantagem ergonómica/cognitiva para os cegos usarem teclados braille em vez dos teclados QWERTY?
- Quais são os teclados de piano mais baratos (menos de 150 dólares) 88 teclas para um iniciante?
- Porque é que os teclados QWERTY não se tornaram obsoletos e/ou não foram substituídos por teclados Dvorak?