Os antibióticos enfraquecem o sistema imunitário? Se sim, como?
Antibióticos são concebidos para matar ou parar o crescimento de bactérias, visando coisas específicas para as bactérias (células procarióticas) e não para as suas células (células eucarióticas), o que é' não é muito difícil porque os dois tipos de células são muito, muito diferentes. Alguns antibióticos têm como alvo a parede celular de uma bactéria ou interferem com enzimas importantes nelas que lhes permitem sobreviver e prosperar. Assim, os antibióticos visam as células bacterianas e não as células animais (suas), o que significa que não, os antibióticos não enfraquecem o que a maioria das pessoas pensa como sendo o sistema imunológico (glóbulos brancos e todo esse jazz).
SEGURANÇA, os antibióticos não diferenciam entre bactérias "boas" e "más", matando assim indiscriminadamente ambas. Isto significa que as bactérias que estavam ajudando seus processos corporais normais se foram, o que pode levar a problemas. A ausência de bactérias "boas" no seu intestino e em outros lugares também o deixa vulnerável ao repovoamento por bactérias "más", o que pode causar alguns problemas. É por isso que você'será frequentemente aconselhado a comer algum iogurte ou algo parecido ao tomar antibióticos, porque ele'repovoará o seu intestino com bactérias "boas". I'tem certeza que você'já ouviu falar de pessoas que têm tomado antibióticos sérios que acabam com uma infecção C. difficile desagradável? Isso'é a razão.
Outro problema que os antibióticos podem causar (e isso'é a razão pela qual você deve SEMPRE tomar TODAS as cápsulas de um antibiótico receitado mesmo que seus sintomas desapareçam primeiro) é a coisa toda do "superbug". Você'já viu certamente os anúncios de produtos de limpeza que "matam 99,9% dos germes"? Bem, os 0,1% que sobrevivem são os que são resistentes, e são eles que se reproduzem e passam a sua resistência para os seus descendentes. Se isto acontecer o suficiente, então os restantes "germes" são altamente resistentes ao que originalmente teria matado o tipo de germe. O mesmo acontece com os antibióticos, que também é um problema devido a pessoas que no passado (e até no presente!) não receitaram antibióticos para doenças virais, o que é um GRANDE "não-não-não", porque não foram feitos para atacar vírus. Se você for infectado por uma dessas cepas mais fortes (chamadas de medicamente resistentes, já ouviu falar de MRSA? Sim...isso), então os antibióticos normais venceram' não ajudam muito.
Desculpe pela resposta extensa. Espero que seja coerente, porque eu'estou um pouco cansado enquanto digito isto. Para resumir: Não, os antibióticos don't enfraquecem o sistema imunitário, mas são a causa de alguns outros cenários que podem ser facilmente confundidos com um sistema imunitário comprometido.