O que acontece se eu continuar a enviar electricidade para uma bateria já cheia?
Depende da química da bateria e quanto tempo se "sobrecarrega" e a que taxa.
A taxa de carga é expressa em C. 1C é uma taxa de carga em Amps igual à capacidade da bateria's em AmpHours. Então uma bateria de 50Ah carrega em 1C se você empurrar 50amps para dentro dela.
Lider baterias de ácido, pode aceitar uma carga trickle continuamente mas a taxas muito baixas talvez 0.01C assim 500mA em uma bateria de 50Ah. Uma vez cheia a carga adicional cria um pouco de calor, e "ferve" um pouco de água como hidrogênio e oxigênio. A estas baixas taxas isto é' não é provável que seja muito problemático, mas durante um ou dois anos você pode evaporar todo o eletrólito. Uma solução melhor é um carregador que vem ocasionalmente para aumentar a bateria de volta ao máximo (auto descarga das baterias de chumbo ácido).
Se você sobrecarregar a uma taxa muito maior você produz muito mais calor, hidrogênio e oxigênio, não uma grande combinação, uma fonte de ignição pode resultar em uma explosão da bateria que irá enviar chumbo e ácido sulfúrico voando em todas as direções.
As baterias de lítio realmente não'não gostam de ser sobrecarregadas. Quando atingem a voltagem máxima normalmente 4.2v - pare de carregar, don't trickle load. Embora você possa reiniciar a carga automaticamente ou manualmente se a bateria se auto-descarregar com o tempo. As baterias de lítio don't se autodescarregam muito. Então você não't precisa.
Se a sobrecarga estiver em baixa velocidade e se's uma bateria do tipo bolsa (como uma bateria de telefone) ela vai inchar e eventualmente se romper. Se it's um tipo de canister como o 18650, então as válvulas de segurança permitirão que a pressão se liberte em etapas, uma delas desliga a bateria internamente, limitando esperançosamente o problema a uma célula morta.
Em altas taxas o problema será o aumento da temperatura, a uma certa temperatura a bateria pode essencialmente começar a queimar internamente e explodir. Um bom carregador monitora a temperatura e corta ou reduz a taxa de carga se a bateria começar a aquecer.
As baterias NiMH durante a sobrecarga leve apenas perdem a capacidade, a sobrecarga severa pode causar liberação de hidrogênio e possivelmente explosão.
NiCad a sobrecarga leve pode parecer reduzir a capacidade, que às vezes pode ser reposto por alguns ciclos completos de descarga e recarga. Sobrecarga severa resulta em ventilação e ou incêndio.
O resultado final, saiba que tipo de bateria você tem. Use o carregador correto com a configuração correta. Evite as maiores taxas de carga (carga rápida) a maior parte do tempo, pois uma carga mais lenta resulta em menos acumulação de calor. Se uma bateria começar a aquecer ou a emitir gás durante o carregamento, está a carregá-la demasiado depressa, com uma voltagem demasiado alta ou é uma bateria velha e gasta que simplesmente não pode aceitar uma carga completa normal, pois está demasiado gasta.
Artigos semelhantes
- Como é possível a lua cheia? É realmente lua cheia, ou simplesmente não podemos notar a diferença a partir de diferentes locais em todo o mundo?
- O aço inox conduz electricidade? Como se compara à capacidade do aço para conduzir electricidade?
- Por que uma motocicleta precisa de uma bateria para continuar funcionando?
- Como é que um smartphone deixa de carregar automaticamente? (não diga porque a bateria está cheia)