Qual é a terceira linha de defesa do sistema imunitário humano?
Hi,
As funções do sistema imunitário incluem, conter e isolar infecções, destruir microorganismos, destruir células anormais, monitorizar células normais e manter a saúde e a vida.
O sistema imunitário pode ser amplamente dividido em dois tipos principais: a imunidade inata (sempre activa) e a imunidade adaptativa (activada após cerca de 3 semanas). A imunidade inata é a resposta inicial, rápida e não específica, enquanto a imunidade adaptativa é a resposta a longo prazo, rápida, eficiente e mais específica. As diferentes células e moléculas estão envolvidas em ambos os tipos.
Então qual é o terceiro tipo de imunidade? O terceiro tipo de imunidade que você pode estar se referindo pode ser o complemento ou inflamação. No entanto, tenha em mente que o complemento está envolvido na activação tanto da imunidade inata como da imunidade adaptativa, bem como envolvido na morte e destruição de microrganismos através de várias enzimas e proteínas.
Mas o que é o complemento?
Complemento é uma cascata de enzimas desencadeadas que produz moléculas efetoras, que funcionam na inflamação, fagocitose e citólise. As proteínas são feitas pelo fígado e macrófagos. As funções complementares incluem o recrutamento e activação de macrófagos, opsonização para fagocitose, activação de proteínas de fase aguda e células B (imunidade adaptativa) e remoção de células hospedeiras mortas e complexos imunitários.
Agora o que é inflamação?
Inflamação pode ser a terceira linha de defesa mas mais uma vez pensa-se que faz parte da imunidade inata e também funciona na imunidade adaptativa. Inflamação é uma resposta fisiológica normal a agentes infecciosos ou lesões teciduais. Os papéis da inflamação incluem, para conter e insolar a lesão, para destruir patógenos invasores, para inativar toxinas e para preparar tecidos e órgãos para cura ou reparo.
Over todos, se você pensar em todos os sistemas acima. Todos eles interagem uns com os outros. Imunidade inata, complemento e inflamação, todos estão envolvidos na ativação da imunidade adaptativa. Contudo, a inflamação e o complemento estão principalmente envolvidos na imunidade inata. Pensa-se que a imunidade adaptativa é um tipo secundário devido a uma característica chave de ter memória, por isso as infecções repetidas pelo mesmo patógeno são tratadas rapidamente sem dependência da imunidade inata, e é isto que torna a imunidade adaptativa especial e única.
Cheers :)
Zabi Safi