Qual é o seu processo de tomada de notas, e como sintetizar ideias para escrever?
Considero a tomada de notas uma das mais poderosas ferramentas de aprendizagem que desenvolvi ao longo dos anos. Aumenta a minha capacidade de pensamento crítico, ajuda-me a recordar informação mais rapidamente, torna o estudo mais produtivo e permite ao cérebro concentrar-se no que é mais importante à medida que aprendo algo novo.
É útil para muitas situações da vida real. Tomo notas enquanto leio livros (ficção e não-ficção), faço cursos online, vejo filmes, leio e escrevo aqui no Quora, escrevo no meu diário de balas, planeio o meu dia de trabalho, e às vezes enquanto faço caminhadas matinais quando uso pequenos pedaços de papel metidos no bolso do casaco.
Quais são os benefícios?
Como eu ando pelo meu dia, há milhares de pensamentos que surgem na minha cabeça. Alguns deles estão relacionados com as tarefas diárias do lar, outros estão focados em tarefas cognitivas mais complexas como a resolução de problemas, e depois há perguntas em aberto que eu preciso responder: O que quero aprender com este capítulo ou como posso encontrar mais informação sobre esse tópico? No meio de todo esse pensamento, eu percebi que escrever coisas ajuda tremendamente. Escrever ajuda-me a estabelecer prioridades. Permite-me o tempo para resolver as coisas, uma espécie de limpeza mental de primavera onde eu classifico o que preciso e deito fora o que não preciso't. Ajuda-me a organizar-me melhor. Faz-me pensar, Como posso resolver este puzzle de um problema? E, sem dúvida, reforça o meu pensamento crítico à medida que for formando opiniões sobre as coisas que aprendo. Como é que esta informação se encaixa no quadro geral? Onde posso aplicá-la? Como ela se alinha com minha visão de mundo e meu sistema de valores?
>p>Esse é apenas o meu ponto de vista. Não a tome como certa - experimente você mesmo. Comece um hábito de tomar notas e concentre-se em aumentar suas próprias habilidades de pensamento crítico, cognitivo e de resolução de problemas. Aqui estão cinco sugestões.#1. Escreva o que é relevante.
Isto pode incluir conceitos-chave, idéias e tópicos do que você está estudando ou lendo. Não perca tempo escrevendo cada palavra. Em vez disso, torne-se mais seletivo com o que vai acabar na página, identificando o que é relevante para o tópico. Um excelente exemplo de como escrever informações relevantes em notas é usar o Método Cornell.
#2. Prepare-se antes do tempo.
Prepare-se para tomar notas antes do tempo, anotando alguns subtópicos gerais antes de começar a ler ou a estudar para uma aula, de modo a antecipar o que deve escrever. Depois deixe algum espaço em branco por baixo de cada um para anotar mais tarde. Por exemplo, os seus subtópicos podem ser: o quê (este deve estar no topo da página: anote os conceitos-chave), porque é relevante (como se relaciona com o campo do conhecimento ou o seu trabalho), como (anote quaisquer exemplos de como é usado), onde (anote áreas onde os conceitos são aplicáveis), bem como informação adicional (quaisquer factos ou pontos pouco usuais que se destaquem).
#3. Escreva em formato de lista de pontos.
Em outras palavras, não escreva em forma longa - páginas e páginas de texto corrido. Em geral, escrever em um formato de lista tem enormes vantagens. Pode poupar-lhe tempo, para começar. Além disso, ele pode permitir que você escumbe o material quando precisar dele, localizar informações mais rapidamente e tornar o processo de revisão mais fácil. Ter aquele "espaço branco" extra ao redor das palavras escritas ajuda seus olhos a navegar facilmente pela página.
#4. Use cores para enfatizar itens importantes.
Aqui está uma boa maneira de exercitar um pouco de criatividade. Organize suas anotações com canetas multicoloridas, marcadores, ou marcadores para enfatizar as seções mais importantes. Use cores específicas para destacar conceitos prioritários, depois escolha outras cores para identificar itens prioritários de segundo nível, tais como exemplos e informações adicionais. Minhas cores são laranja (mais importante), amarelo (segundo nível de importância), e verde (exemplos ou próximos passos). Você também pode fazer um bookmark colorido para colocar na última página que você escreveu, assim como você faria para marcar uma página de um livro.
#5. Faça perguntas a si mesmo.
Se completar cada secção das suas notas (isto pode significar terminar um capítulo de um livro ou uma aula de um curso), não se limite a fechar o seu caderno de notas. Deslize a seção que você escreveu para recapitular as novas informações. Depois faça a si próprio algumas perguntas - esta estratégia dá-lhe um papel mais proactivo à medida que aprende e reforça o pensamento crítico. As suas perguntas podem soar assim. O que eu quero aprender com isto? Quais conceitos eu acho que são os mais importantes, ou é apenas um conceito chave que eu quero lembrar daqui a seis meses ou cinco anos? Como irei usar este conhecimento no futuro? O que mais sobre este tópico me deixa curioso para saber mais?
Artigos semelhantes
- Onde a Intel fez mal no desenvolvimento do seu processo de 10nm, por que demora muito tempo para a Intel aperfeiçoar seu processo de 10nm?
- Como consertar a tomada do meu laptop que não segura mais a tomada do meu fone de ouvido com segurança
- Será que os mapas da mente, a tomada de notas de Cornell e o método SQ5R funcionam todos juntos para estudar? Se sim, como?
- Porque é que as portas de alimentação USB gémeas têm uma tomada 1A e uma tomada 2.1A?