Onde é que o Google Cloud falhou em comparação com o AWS? O que falharam?
Rejeito a premissa de que o GCP falhou, uma vez que está a tornar-se cada vez mais competitivo. Mas tem uma colina monumental a subir para se tornar tão bem sucedida como AWS, e o forte impulso do AWS está a levá-lo rapidamente para a frente.Existem algumas razões chave para o GCP estar por trás.
Em primeiro lugar, começou tarde, dando ao AWS dois anos para se estabelecer antes de lançar a sua primeira plataforma de computação. O AWS foi lançado em 2006, tendo estado em desenvolvimento interno durante três anos nessa altura. O primeiro serviço de computação em nuvem do Google foi lançado em 2008, quando o AWS já tinha ~180.000 utilizadores e estava a crescer rapidamente como plataforma IaaS.
Segundamente, os engenheiros da GCP cometeram um erro estratégico fundamental ao começarem com uma plataforma PaaS, App Engine, e não corrigiram esse erro durante 5 anos, lançando finalmente um serviço de computação de propósito geral (IaaS) em 2013. O raciocínio da liderança em engenharia foi que o App Engine era na verdade o que os desenvolvedores deveriam estar usando, pois ele abstrai a camada de computação e isso torna os desenvolvedores mais produtivos. Em outras palavras, "Google sabe melhor".
Voltar no mundo real, os desenvolvedores discordaram e preferiram um serviço de máquina virtual (EC2) que fosse muito mais fácil de adotar, e se mantiveram longe do App Engine em unidades. A GCP ainda sofre com aqueles 5 anos perdidos quando poderia estar entregando o que os clientes comprariam em vez do que achavam melhor. Esta é a única coisa que o Google perdeu, e teve consequências devastadoras que ainda hoje são sentidas.
Você não perguntou, mas a Microsoft cometeu o mesmo erro, começando o Azure como um PaaS, mas relativamente rapidamente se corrigiu para oferecer um serviço IaaS.