Posso usar uma lente APS-C em uma câmera de corpo inteiro?
Há três questões: ajuste mecânico, cobertura do sensor e qualidade de imagem: As câmeras Nikon e Sony usam a mesma montagem para FF (quadro total) e APS-C, e ambas podem cortar automaticamente para o tamanho APS-C quando uma lente APS-C é montada - ou você pode anular esse corte para obter a imagem FF. As fixações EF e EF-S da Canon são, na verdade, ligeiramente diferentes porque as suas APS-C (na verdade, 1,6X, portanto, ligeiramente subdimensionadas para 1,5X APS-C) DSLR permitem que a lente se aproxime do sensor, pelo que a montagem de uma lente EF-S numa DSLR FF poderia fazer com que o espelho FF batesse na parte de trás da lente EF-S; assim, as lentes EF podem ser montadas em corpos APS-C, mas a EF-S não pode ser montada em corpos FF. As fixações sem espelho RF e EF-M da Canon são completamente incompatíveis uma com a outra.Tem cobertura de imagem: A maior parte das objectivas concebidas para APS-C não cobrem um sensor FF: haverá cantos escuros. No entanto, não é invulgar que uma lente APS-C cubra um sensor FF quando focada em algo próximo, e muitas lentes de zoom APS-C cobrirão FF quando definidas para algumas distâncias focais (mas não para outras). Realmente não é fácil prever isto; alguém só tem que tentar.
Qualidade de imagem: O maior problema de QI é a resolução ou nitidez. Pixels tendem a ser maiores nos corpos FF do que nos corpos APS-C, assim, a porção central da imagem FF muitas vezes aparece muito nítida usando uma lente APS-C. Infelizmente, a qualidade da imagem pode cair muito antes das bordas ficarem pretas... e a maneira de descobrir isso novamente é que alguém só tem que tentar.
No entanto, há um pequeno truque que converte uma lente APS-C em uma lente FF: coloque a lente em um teleconversor FF 1.5X! Isto é essencialmente o oposto de usar um redutor focal para converter uma lente FF em APS-C, mas também funciona bastante bem. Os detalhes são fornecidos em um artigo que publiquei na Electronic Imaging 2016, misturando e combinando o formato do sensor com a cobertura da lente (slides em PDF, papel completo em PDF). A propósito, o número 1,5X não é crítico; para a maioria das lentes APS-C, mesmo as destinadas à Canon 1,6X crop, um teleconversor marcado como pelo menos 1,4X funcionará bem como um conversor FF.
Por exemplo, aqui está uma imagem de uma das minhas lentes APS-C (uma lente APS-C Sigma 10-20mm ajustada a 10mm) num sensor de crop APS-C:
Aqui está a mesma coisa, mas fotografada usando uma 1.4X teleconversor para fazer a cobertura da lente APS-C um sensor FF:
Como você pode ver, o teleconversor 1.4X realmente dá uma visão um pouco mais ampla em FF do que a lente sozinha dá em APS-C, mas a cobertura e a qualidade da imagem são pelo menos comparáveis ao uso da lente diretamente em um sensor APS-C nativo.
Artigos semelhantes
- Por que exércitos antigos como o romano e o grego confiaram nos dardos e no combate corpo a corpo, em vez de usar o arco e flecha?
- Qual é a sua experiência com uma massagem de corpo inteiro em Bangalore?
- Qual é o melhor para iniciantes, treino de corpo inteiro ou treino de grupos musculares?
- Como é que uma câmera de corpo solo sem acessórios se empilha contra a câmera de um telefone de médio alcance?