A rede covalente é mais sólida do que os laços iônicos no que diz respeito às forças intermoleculares?
Uma boa pergunta. A sua premissa está correcta.As ligações iónicas são mais fortes do que outras ligações intramoleculares; incluindo as ligações covalentes. Uma ligação covalente entre dois átomos de carbono tem uma energia de ligação de -347 kJ/mol enquanto uma ligação iónica entre o Sódio e o Cloro em 'NaCl' tem uma energia de -787 kJ/mol. (O sinal negativo significa que a interacção é atractiva). Mas estamos apenas comparando a força das ligações individuais aqui.
Materiais não são compostos apenas por ligações iônicas/covalentes. Eles são uma rede de interações, alguns fortes enquanto outros fracos. E como um material é forte, não é determinado pela força de sua interação mais forte, mas sim pela força de sua interação mais fraca.
Remmbrar: Uma corrente quebra no seu elo mais fraco. (crédito de imagem)
Os sólidos iónicos são normalmente compostos por um grande número de pequenos cristais individuais (grãos). O ponto mais fraco em tais sólidos são os limites dos grãos onde as interações são mais fracas do que uma ligação covalente normal. Quando uma tensão é aplicada, estes limites cedem primeiro, quebrando o material.
crédito de imagem
Os materiais da rede covalente são cristais individuais, sem quaisquer limites de grão. A interação mais fraca neles é a própria ligação covalente. Por isso, eles são geralmente mais fortes. Quando têm defeitos neles, tornam-se mais fracos.
O grafeno tem uma força recorde
Obrigado pela leitura.
Artigos semelhantes
- Como é que a viscosidade depende das forças intermoleculares?
- Como pensar que os estádios do Google se vão comparar ao PS ou XBox no que diz respeito à qualidade do jogo
- Quão bom seria comprar um automóvel Volvo na Índia no que diz respeito ao seu custo, serviços e manutenção?
- Quando tento me conectar a uma rede WiFi no Android, como é que às vezes diz "conectando" mas de repente pára de conectar e diz "salvo"?