A RCP ajuda-o se for baleado? Porquê ou porque não?
O que vai ajudar é alguma pressão sobre a ferida, gaze e ligaduras, de preferência aquelas que têm coágulos de sangue. Para um buraco no peito é necessário um curativo oclusivo. Uma hemorragia arterial precisa de pressão e um hospital rápido, muito provavelmente um torniquete também.CPR só será eficaz se a pessoa tiver parado de respirar e estiver em paragem cardíaca. Se entrar em paragem cardíaca devido a perda de sangue que pode acontecer em vítimas de tiro, então a RCP não vai ajudar muito. Pense sobre isso, o que é RCP. Você ajuda o corpo a bombear sangue por todo o corpo e dá oxigênio ao corpo. O corpo recebe o oxigênio, mas se não houver sangue para movê-lo, então não há nada para fornecer oxigênio ao corpo.
Se a pessoa entrou em parada cardíaca por um motivo diferente, então sim a RCP pode ser realizada, e provavelmente ajudará muito mais do que com uma vítima de tiro.
CPR pode ser usado em uma vítima de tiro e se não houver respiração e sem pulso, então faça RCP. Faça os buracos mais tarde ou peça a alguém para fazer isso enquanto você faz a RCP. A RCP é de preferência uma habilidade de dois homens simplesmente por causa de quão cansativa é. Portanto, ter duas a três pessoas é ideal em qualquer situação.
Se não houver pulso e não houver respiração, faça RCP. É melhor do que não fazer nada e isso dá esperança e uma pequena chance.