Qual é a diferença entre e, è, é, ê, ë, ē, ė, e ę?
Todas estas letras têm símbolos que são chamados de "acentos" ou "diacríticos" (dependendo de quem você perguntar). Os diacríticos foram criados porque o alfabeto não era suficiente para descrever todos os sons presentes em diferentes línguas. Eles são uma alternativa "mais barata" à criação direta de letras extras (o alfabeto latino original só tinha 20, então podemos dizer que pelo menos cinco dessas letras foram de fato criadas: J, U, W, G, Y e Z. As últimas três foram criadas mesmo no tempo dos romanos. As outras datam da Renascença.
Diacríticos podem ser usados para registrar mudanças na pronúncia das letras de acordo com o contexto (neste caso eles são freqüentemente chamados de "acentos"). Também podem ser usados para diferenciar uma única letra em duas "pseudocartas".
è
Este é o "acento grave". É usado principalmente em italiano e francês (o português tem um pequeno uso para isso). Em italiano é usado para marcar uma vogal que está no centro de uma sílaba forte ou uma vogal final que atrai stress (como em omerta').
é
Este é o "acento agudo". É muito usado. Em português e espanhol marca a sílaba que suporta o stress principal, quando pode't ser previsto. Em francês, produz um tom diferente de "e". Em outras línguas, pode ter outros significados. Em algumas línguas eslavas, você'verá em consoantes, funcionando como um sinal de palatalização.
ê
Este é o "acento circunflexo". É usado principalmente em francês e português. Em francês é uma abreviatura para um "s" que não é mais pronunciado: "forêt" -> floresta, "côte d'azur" -> costa del sur. Em português funciona como acento, mas para vogais que devem ser pronunciadas com um tom diferente, mais alto.
ë
Este é o "umlaut" ou "trema". Em alemão e em algumas línguas germânicas marca uma transformação (umlaut) da vogal, causada por fonotactica ou harmonia de vogais. Em francês é usado para marcar que um grupo de duas vogais não deve ser confinado em uma só. A "Anaïs" tem um "ee" longo e stressado no final e é feita de três sílabas (a-na-ee), enquanto a "Resnais" tem apenas duas sílabas (res-ne').
ē
Este é um "macron". É usado em dicionários de latim para marcar como as palavras devem ser pronunciadas. O latim did' não tem estresse: como a maioria das antigas línguas indo-européias, ele apresentava um fluxo constante de sílabas longas e curtas. O macron marca as longas e as "braquia", as curtas.
ė
Este é o "ponto sobreposto" ou "ponto acima". É usado principalmente em lituano, polonês e letão (às vezes também sobre as consoantes). Não tenho o ideal do que significa.
ę
Este é o "ogonek". É uma marca de nasalização em algumas línguas eslavas (hoje em dia encontrada apenas em polaco e, talvez, em cassubiano). Significa que você deve pronunciar esta vogal com um paladar laxante. Em português você usa o "til" (~) para a mesma coisa.
O ogonek não deve ser confundido com a "cedilha" de várias línguas românicas ou com a "vírgula" do romeno. A cedilha é virada para a esquerda, enquanto o "ogonek" vira para a direita.
Existem muitas outras beasties deste tipo. Ver Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Diacritic
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?
- Qual é a diferença entre a Cyber Monday e a Black Friday, e qual é a melhor para fazer compras?
- Qual é a diferença entre os vários modelos de Saregama Carvaan (se houver) e qual é o melhor modelo?
- Qual é a diferença entre '1080p FHD (18.7:9)' e '1080p FHD (60fps)'? E qual é o melhor para gravar?