A Europa medieval era mais avançada do que o Império Romano?
Em muitos aspectos era mais avançada, de facto.Especialmente no que diz respeito às condições de vida dos "plebeus".
Para começar, já não havia escravidão em grande escala. Claro, ser um servo não é exatamente uma carreira de sonho, mas é melhor do que ser um escravo.
Além disso, a falta de escravos forçou os europeus a usar e inventar um pouco de tecnologia. Assim, em vez da maneira romana intensiva em escravos para produzir farinha:
... Os europeus começaram a usar isto:
... e mais tarde isto:
">Nota por favor - não estou a dizer que os romanos não conseguiam construí-los; na verdade eles tinham alguns moinhos de água muito sofisticados. Mas havia muito poucos deles, já que o trabalho escravo era muito mais barato. E eu não conheço nenhum exemplo romano de moinhos de vento. Para a população comum, estes moinhos foram um enorme passo em frente.
Nexterior, a construção naval. Primeiro, os romanos roubaram seu projeto de navio 1:1 de Cartago - e depois basicamente não houve progresso real nesse campo nos cinco séculos mais recentes.
A Europa medieval começou a usar cascos construídos com clínquer, que são muito mais aptos para o mar; os mais famosos são os barcos viking longships, mas na verdade os cascos de clínquer já estavam em uso pelos anglo-saxões nos primórdios da chamada idade das trevas.
Latera, o leme mediano foi introduzido:
Naveiros de asa quadrangular podiam agora navegar a barlavento, finalmente negando a necessidade de remos.
Finalmente, o carrack foi desenvolvido no século XIV, possivelmente o mais influente projeto de navio de todos os tempos (pré-industrial, pelo menos).
Todos juntos com a invenção da bússola magnética por volta da mesma época, estes abriram o caminho para a Era da Descoberta.
Quando se trata de assuntos militares, definitivamente não havia nada que pudesse ter correspondido à infantaria romana. No entanto, enquanto os romanos tinham cavalaria, é claro, a deles era bastante mais ou menos assim. Eles usavam regularmente mercenários estrangeiros para a cavalaria, e eles basicamente não tinham arqueiros.
Quando invasores asiáticos como os Avaros trouxeram o estribo para a Europa (por volta do século VII), isso foi uma mudança de jogo para a cavalaria. Assim começou a era dos cavaleiros.
Beside the knights, longbowmen dominou os campos de batalha.
E para a arquitectura, bem, foi preciso cerca de um milénio para os europeus redescobrirem os segredos da cúpula auto-sustentada como a do Panteão, mas castelos medievais e fortificações como a Marienburg da Ordem Teutónica
ou Krak des Chevaliers in the Crusader States
não tinha equivalente na época romana.
Espera que isto lhe dê algumas impressões de que a chamada Idade das Trevas na verdade não era assim tão escura.
Artigos semelhantes
- Pode uma flecha perfurante de armadura medieval penetrar completamente um cavaleiro medieval totalmente blindado?
- Em que continente está localizada a Rússia, Europa ou Ásia? Se é a Europa, por que não faz parte da União Européia?
- Por que exércitos antigos como o romano e o grego confiaram nos dardos e no combate corpo a corpo, em vez de usar o arco e flecha?
- Qual a razão para a tecnologia 5G da Índia estar mais avançada do que a China em 2025?