A Fulton Books é uma editora legítima?
A Fulton Books é uma editora de vaidade. Isto em oposição a uma editora tradicional, embaladora de livros, ou pequena imprensa. Basicamente, eles vão precisar de dinheiro para publicar qualquer livro. A diferença é que as editoras tradicionais tipicamente visam "bons livros" em termos do que elas acreditam ser digno de mercado e, portanto, mantendo os padrões de publicação para a indústria. Para não mencionar a sua reputação.Os empacotadores de livros agem mais como agentes directos independentes do autor, mas fazem praticamente tudo o que as editoras tradicionais fazem, por vezes até mesmo trabalhando directamente para uma editora de grande ou média dimensão. Como a editora tradicional, eles não publicam nada por dinheiro. A sua reputação depende da aquisição de um bom produto. E normalmente terão pelo menos uma editora com quem trabalham para encontrar novos autores e material para eles.
Prensas pequenas têm os mesmos padrões que as grandes editoras, no entanto, operam com recursos muito menores e, como resultado, provavelmente terá de lhes pagar para publicar o seu livro. No entanto, nem sempre. E as pequenas prensas são editoras tradicionais e também têm uma reputação a proteger na indústria, encontrando bons livros para publicar.
As prensas de publicidade não se importam com o que publicam. O seu modelo de negócio não funciona com base na reputação. É gerido com fundos de clientes que querem seus livros publicados, mesmo quando esses livros são horrivelmente escritos. Uma prensa de vaidade vai vestir o seu cocó como uma pepita de ouro e levá-lo ao mercado. E é isto que a Fulton Books faz.
Prensas de vaidade estão de saída com a facilidade de publicação independente. Não há assim tantos por aí, em comparação com apenas há 20 anos atrás. A vantagem de usar uma prensa vaidade é que elas fazem tudo o que uma editora tradicional faria, incluindo distribuição e marketing. [Empacotadores de livros e pequenas prensas nem sempre fazem marketing a menos que sejam oferecidos através de uma terceira parte que trabalhe em parceria com essa empresa]. No entanto, a desvantagem de uma prensa de vaidade é duas vezes:
1]. Eles normalmente cobram pelo menos o dobro do que uma pequena prensa ou um embalador de livros cobraria. Porque você é a única fonte de renda deles. Normalmente, eles normalmente cobram ainda menos do que as editoras tradicionais (alguns cêntimos por venda de livros), precisamente porque sabem que estão a receber dinheiro de si desde o início. Se as suas vendas realmente chegam a um ponto em que você está ganhando dinheiro real, eles vão aumentar a sua participação nos lucros e você terá que pagar-lhes mais por venda de livros. E essa taxa provavelmente será maior do que a participação média nos lucros (na mesma linha do que a Amazon recebe de seus royalties). Mas você ficará preso porque eles o terão em um contrato de ferro para representar e produzir seu livro por pelo menos dois anos na maioria dos casos.
Considere isso: Digamos que o seu livro publicado por uma imprensa vaidosa descola. E digamos que a maioria das vendas é feita através da Amazon. Além dos 40% da Amazon, você também pagará à imprensa vaidade outros 40%, deixando você com um royalty de 20%. O que ainda é superior ao que uma editora maior lhe pagaria em royalties, em média. Mas será que alguma vez chegará a esse ponto publicando com uma editora vaidade? Suas chances não são boas por causa de...
2] Todos na indústria, de outras editoras, a distribuidores, a livrarias, a revisores, sabem que são uma imprensa de vaidade. E eles não esperam muito dos seus livros. Portanto, desde o início, ao publicar com uma imprensa de vaidade você está compartilhando a reputação deles desde o início, e as pessoas podem julgar mal o seu trabalho como resultado.
É este tratamento justo em termos de prensas de vaidade e seus autores? Em todos os casos não. Algumas pessoas que publicam através de prensas de vaidade, escrevem bons livros. Livros dignos do mercado. Mas o problema é que, historicamente, as prensas de vaidade têm empurrado tanto lixo para o mercado que ninguém está realmente disposto a perder tempo a procurar no seu catálogo os verdadeiros tesouros. Elas vêem a marca da empresa, e apenas olham para o lado. O mesmo que acontece quando as pessoas vêem coisas como um KDP, IngramSpark, ou Lulu ISBN num livro.
Esta é também a vantagem de usar um empacotador de livros ou uma pequena prensa em vez de uma prensa de vaidade. A sua marca não carrega o mesmo fedor. Eles podem não ser tão conhecidos, ou mesmo desconhecidos. Mas quando as pessoas procuram a editora, não encontrarão a promoção do cookie cutter anexada, ou saberão que você pagou um serviço para produzir aquele livro na maioria dos casos.
Então, a Fulton Books é legal? Absolutamente. Mas será uma editora tradicional, na medida em que se preocupa com o que publica e não procura roubar autores insuspeitos? Não. Além disso, o facto de esconderem os seus preços é um pouco obscuro. Eles podem estar fazendo isso porque oferecem preços mais baixos do que a maioria das prensas de vaidade e o que manter a competitividade. Ou eles podem estar realmente cobrando mais e querem primeiro ter a oportunidade de convencê-lo a pagar preços mais altos por algumas promessas superficiais sobre o retorno do seu investimento.