Em que se baseia o jogo da FNAF?
Once upon a time Atari co-fundador Nolan Bushnell criou uma cadeia de restaurantes para crianças chamada Chuck E. Cheese's Pizza Time Theater, com pizza, cantando mascotes animatrônicos Disney Land-esque, e uma arcada. As crianças adoram pizza, as crianças adoram desenhos animados e as crianças adoram videogames, então no final dos anos 70 e início dos anos 80 tudo isso se tornou muito bem, tornando-se um lugar muito popular para distrair as crianças por um tempo. Basta dar-lhes um punhado de moedas e vê-las divertirem-se. Se o restaurante não matava a venda de pizza de merda, matava as crianças que bombeavam moedas de 25 centavos.
Sempre as pessoas reconheciam mais e mais que os personagens animatrônicos eram insanamente assustadores, mas de alguma forma, quando crianças, todos nós não nos importávamos. Talvez estivéssemos todos muito excitados com refrigerantes adocicados para notar, ou talvez nos preocupássemos muito mais com os jogos arcade. Como adultos, estamos todos muito conscientes de que esta opção de entretenimento para crianças pode ser... menos que higiénica. Não é preciso muita imaginação para ver como crianças correndo por aí sem controle com lanches e bebidas açucaradas podem correr mal. Entretanto, os perigos de deixar as crianças sem supervisão falam por si.
Décadas depois, o designer de videojogos Scott Cawthon está um pouco em apuros. A sua intenção de criar jogos de vídeo orientados para a família é desvalorizada quando, em vez disso, ele cria combustível cru de pesadelo.
Além de não estar de todo envolvido com os seus jogos, muitas pessoas criticaram o seu estilo de arte por parecer mascotes animatrónicos assustadores. Sendo que ele investiu muito tempo na criação de seus alegres personagens, Cawthon estava mais do que um pouco abatido que essas reclamações eram tão comuns. Então, um dia, ele decidiu tomar essa idéia pelo valor de face e realmente criar um jogo baseado em mascotes animatrônicos assustadores.
Five Nights at Freddy's é assim estilizado diretamente após os mascotes assustadores de restaurantes como o Chuck E. Cheese's. Cawthon encontrou sucesso na sua tomada satírica deste conceito, que dá ao jogador uma visão das ansiedades que restaurantes como este representam para os olhos dos adultos, e depois dá-lhe um pontapé de saída abraçando o factor creep.
Você nunca sabe quando uma fraqueza pode tornar-se uma força.