Qual é a diferença entre os tornos CNC e convencionais?
Forno convencional é uma máquina de 2 eixos, enquanto que um torno CNC pode ser de 2 - 4 eixos. Um torno convencional ou manual é apenas aquele controlado pela sua selecção de RPM, engrenagens de alimentação; na alimentação do composto, corrediça transversal ou carro é tudo controlado por alavancas que engatam o parafuso de alimentação ou o parafuso de avanço. Todas as ferramentas são carregadas e trocadas manualmente. Através de um poste de ferramenta normal ou de um dispositivo de troca rápida. Alguns tornos vêm com uma leitura digital muito precisa, ou deve ser usado um mostrador para medir o movimento absoluto de um eixo.
Um torno CNC é controlado por um controle numérico computadorizado, cada eixo tem um fuso de esferas com um servo motor e codificador para posicionar a máquina com precisão de 0,0001 ou melhor. É controlado pelos códigos G e M e coordenadas cartesianas, programa-se a geometria da peça, assim como o diâmetro inicial do material e a localização do desbaste que sai do mandril em relação ao eixo vertical e horizontal da máquina-ferramenta, respectivamente. Cada ferramenta no trocador automático de ferramentas deve ser ensinada (programada) em relação à outra ferramenta; o mandril ou a origem da peça de trabalho. Um torno CNC também pode ter opções de ferramentas de fresagem, aumentando assim a sua contagem de eixos.
Artigos semelhantes
- A qualidade dos smartphones Samsung é melhor do que a de outros telefones convencionais, como LG, Huawei, Nokia, Sony e Xiaomi?
- Porque é que a Swype não ultrapassou os teclados tácteis convencionais?
- Qual é a diferença entre o Bluetooth no Android e no iPhone? Por que não somos capazes de transferir arquivos entre eles?
- A diferença entre 9 e 45 pontos de foco (Canon 800d Vs. Canon 200d) faz uma enorme diferença nas DSLRs?