Marcos é um dos 12 discípulos de Jesus?
Vejo que você tem algumas respostas abaixo, mas acho que posso dar-lhe a resposta. Marcos não era um dos 12 discípulos de Jesus. É altamente provável que Marcos conhecia Jesus como foi mencionado abaixo, é bem possível que ele fosse o jovem que fugiu nu quando Jesus foi preso no Getsêmani. Marcos 14:51-52.Atualmente, nós sabemos bastante sobre João Marcos.
De pedaços e pedaços que pegamos no livro de Atos e outras partes do Novo Testamento, sabemos que Marcos era sobrinho de Barnabé como em "Paulo e Barnabé". Barnabé, seu tio, era um levita que veio originalmente de Chipre, mas que se mudou para Jerusalém. Lá ele tinha uma casa e uma propriedade que ele vendeu e deu todo o lucro aos Apóstolos (veja o final de Atos 4).
A gente também sabe que a irmã de Barnabé se chamava Maria (não confundir com Maria, a mãe de Jesus, ou Maria Madalena)... então presumimos que Marcos era o filho de Maria... que tinha sua própria casa em Jerusalém. Esta era a mesma casa em que se realizavam as reuniões de oração em Atos 12, onde Pedro estava de pé e batia à porta. Nós NÃO sabemos nada sobre o pai de Marcos... mas sabemos que ele foi mentorado no início de sua vida por Paulo, e depois por Pedro. Geralmente acredita-se que depois da separação de Paulo com Barnabé sobre João Marcos... que Marcos foi pego por Pedro como seu mentor. Pedro refere-se a ele como "Marcos, meu filho". Até se pensa que Pedro era realmente o que estava por trás do Evangelho de Marcos, mas que Marcos estava simplesmente escrevendo o pensamento de Pedro. Sabemos que Marcos se tornou um servo muito útil do Senhor em seus anos mais velhos e é altamente recomendado por Paulo como tal aos Colossenses.
Um dos incidentes mais intrigantes na vida de Marcos foi que na primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé, Barnabé levou seu jovem sobrinho Marcos junto. Vejo-o como uma espécie de "bag boy" carregando a mochila dos dois homens mais velhos enquanto eles viajavam. Enquanto Mark esteve em território familiar, ele se saiu bem. E quando a pequena equipa de Barnabé, Saul... mais tarde chamou Paulo, e Marcos partiu de Antioquia da Síria para Chipre... que era a casa original de Barnabé e até de Marcos. Mas lá em Chipre, descobrimos que de repente há uma inversão de papéis. Até esse ponto Barnabé tinha sido o líder... mas agora, de repente, a doação apostólica completa de Saul/Paul assumiu e Paulo assumiu de repente. Quando Paulo assumiu o comando, os missionários agora se dirigiam ao território familiar de Paulo... que era a Turquia. Eles viajaram por mar até a Turquia e chegaram a um lugar chamado Perga (que é muito próximo de onde Antalya está hoje). Se você pudesse olhar para a massa terrestre do porto, você poderia ver as altas montanhas escarpadas e cobertas de neve adiante. Marcos, que provavelmente estava cansado de ser o bag boy... e que estava infeliz por seu tio Barnabé ter sido despromovido pelo arrivista Paulo dividiu-se com a equipe e voltou para casa para Maria, sua mãe em Jerusalém. Este realmente decepcionado e enojado Paulo.
Depois de terminarem sua primeira viagem, Paulo e Barnabé voltaram para Antioquia por um tempo... e então decidiram que queriam voltar e visitar os lugares que haviam evangelizado em sua primeira viagem. Barnabé queria levar João Marcos com eles... mas Paulo era inflexível para que eles não o fizessem. O texto diz que o desacordo se tornou agudo. Barnabé levou João Marcos e partiu para Chipre. Parece que eles foram num pequeno desentendimento. Paulo escolheu Silas e eles foram em sua jornada... e eventualmente pegaram outro "bag boy" Timóteo que foi mentorado por Paulo durante um ano e se tornou um grande líder da igreja.
Como um aparte... as pessoas sempre perguntam quem estava certo neste debate entre Paulo e Barnabé. Obviamente o dom deles era muito diferente. Barnabé era o Filho do Encorajamento e sempre quis trazer as pessoas junto. Paulo era um Apóstolo ardente que parecia não ter tempo para a preguiça ou o fracasso. Mas na verdade, como mostro no meu comentário sobre Atos (Howard Brant: Atos, Testemunha Corajosa em um Mundo Hostil), Paulo estava trabalhando no princípio do Antigo Testamento que se alguém tivesse medo, não deveria ir para a batalha. Então, tecnicamente, Paulo estava certo. Marcos era um bom rapaz... mas ele tinha algumas lições a aprender antes de estar pronto para a dura vida de um apóstolo viajante.
Então, mais tarde, quando você lê que Paulo escolheu Timóteo e o orientou... e que João Marcos foi pego por Pedro... tudo faz sentido. Quem melhor para mentorar um fracasso do que Pedro que falhou e foi restaurado por ele mesmo. E no final, sabemos que Marcos se recuperou e na verdade, quando Paulo fala sobre ele ser "útil para mim" ele está escrevendo para os Colossenses que viviam na mesma área da Turquia onde Marcos temia ir antes.
>p>A história está toda pendurada. Incrível.Espero que isto responda à sua pergunta.