Você pode enviar e-mails do seu próprio servidor doméstico? (Em vez de usar um serviço de alojamento?)
Sim...e no.
Sim, porque tudo o que você precisa fazer para enviar e-mails é ser capaz de fazer conexões SMTP de saída para o servidor SMTP apropriado que recebe e-mails para o destinatário pretendido. Ou seja, se você quiser enviar e-mail para alguém com um endereço Gmail, você precisa ser capaz de estabelecer uma conexão TCP para smtp.gmail.com na porta 25, interagir com o servidor de forma apropriada e fechar a conexão.
Você pode até mesmo fazer isso a partir do terminal/linha de comando do seu sistema operacional favorito, seja MacOS, Linux/Unix, ou mesmo Windows usando o programa telnet (se você conhece os comandos SMTP, ou seja).
No entanto, por volta de 2003 ou 2004 mais ou menos, houve um enorme aumento de vírus de macro do Microsoft Word que implementaram um cliente SMTP (mal escrito) para pessoas com spam. O vírus de macro se propagaria enviando a si mesmo para os destinatários, e apenas manteria o spam diretamente dos computadores domésticos das pessoas.
Como resultado, a maioria dos ISPs bloqueiam conexões de saída para a porta 25, o que significa que você não pode mais enviar e-mail diretamente, mas deve usar o relay do ISP ou um servidor SMTP com uma porta de autenticação e uma porta alternativa de envio de e-mail (mais sobre isso abaixo).
Também, porque os clientes SMTP foram tão mal implementados, eles violam uma série de convenções sobre como se identificar como um servidor de e-mail. Muitos administradores de e-mail implementaram controles adicionais para bloquear e/ou filtrar e-mails de fontes questionáveis.
isto é,
- Se você não tiver uma entrada MX DNS válida para seu domínio, seu e-mail pode ser rejeitado.
- Se você não tiver um nome de host DNS válido para seu servidor de e-mail, seu e-mail pode ser rejeitado.
- Se o endereço IP do seu servidor de e-mail estiver numa lista IP dinâmica (por exemplo, um cliente ISP), o seu e-mail poderá ser rejeitado.
- Se o endereço IP do seu servidor de e-mail não puder receber e-mail (verificação do remetente), o seu e-mail poderá ser rejeitado.
- Se o endereço IP do seu servidor de e-mail estiver numa lista negra baseada em DNS, o seu e-mail poderá ser rejeitado.
- Se o seu servidor de e-mail não tiver entradas SPF ou DomainKeys no DNS, o seu e-mail pode ser rejeitado.
- Se o seu servidor de e-mail não estiver configurado corretamente de nenhuma forma, o seu e-mail pode ser rejeitado.
- Se o endereço do remetente do envelope (não o cabeçalho From: que você vê) for estranho de alguma forma, indicando um programa de e-mail automatizado (como formulários de e-mail do servidor web), o e-mail pode ser rejeitado.
- Se o servidor de email receptor tiver um filtro de mensagens que leia o corpo do email procurando por URLs/links, palavras-chave ou outras características de spam, seu email pode ser rejeitado.
Existiram várias tentativas de controlar a epidemia de spam naquela época, e muitas das acima foram incorporadas na época. Algumas vezes, eles podem não rejeitar completamente, mas os critérios acima podem aumentar a pontuação de um spam em alguns pontos. Quanto mais testes um e-mail falhar (tanto das falhas de protocolo do servidor de envio de e-mail acima quanto de critérios adicionais em torno do conteúdo), maior a probabilidade de ser identificado como spam e rejeitado ou filtrado/apagado.
Estes dias, parece que a maioria dos administradores de e-mail rejeitarão o e-mail diretamente em uma ou duas características de configuração primária do servidor (DNS, intervalo de IP dinâmico), e receberão todos os outros e-mails com um escrutínio pesado para filtragem em uma pasta de spam.
Por causa de tudo isso, combinado com os ISPs que bloqueiam e-mails enviados diretamente para servidores SMTP, você geralmente não será capaz de enviar a partir da sua rede doméstica. A forma como a maioria dos provedores de hospedagem e serviços de e-mail funciona é uma porta de envio de e-mail autenticada.
Você configura seu cliente de e-mail para se conectar a um servidor SMTP na porta 587, digita o nome de usuário e a senha da sua conta (verifica quem está enviando essa porcaria), e então você pode contornar o seu ISP. A ideia é que nenhum servidor SMTP recebe correio para os seus clientes na porta 587, apenas recebe correio para retransmissão para outro lugar.
Tudo isto assume que você tem uma conexão ISP de consumidor. Se você tem um serviço de classe empresarial, provavelmente haverá menos restrições no envio de correio (ou seja, não bloquear a porta 25), uma vez que uma empresa pode legitimamente enviar correio electrónico a partir de dentro. Se a restrição estiver em vigor, então uma chamada telefónica para a linha de suporte ao negócio irá provavelmente resultar numa excepção à política.
Então você terá a diversão de configurar o seu servidor de email de uma forma que os outros não rejeitarão o email de si. Isto será complexo na primeira vez (especialmente se você não estiver familiarizado com os conceitos de suporte), mas é relativamente simples.
Você precisa:
- Um nome de domínio e um mecanismo para publicar registros DNS (por exemplo, seu registrador, empresa de hospedagem ou um servidor DNS configurado corretamente)li>li>As entradas DNS corretas:
- > O registro A para o seu servidor de e-mail (identifica o seu servidor de e-mail na rede)
- O registro MX para o seu domínio (identifica qual servidor deve receber e-mail para o seu domínio)li>li> registro PTR para o endereço IP (opcionalmente o PTR aponta de volta para o registro A acima, mas isso não é oficialmente necessário)
- li> Protocolos servidor-a-servidor ainda não estão criptografados, mas o acesso ao seu servidor pode ser protegido. Se você está em uma rede doméstica privada, você pode não se importar tanto, mas acessar seu servidor a partir de uma cafeteria significa que qualquer um pode ver sua senha e e-mails voando pelo ar através de uma conexão sem fio)
- Opcional: IMAP/POP3 software de e-mail para baixar e-mails que as pessoas enviam para você (ou você pode ler e-mails diretamente no servidor, se desejar - PINE era meu programa favorito na época)
sem que você tenha uma necessidade real de rodar e-mails fora de sua rede doméstica, por exemplo, você tem um negócio de consultoria de TI fora de sua casa e precisa ter servidores de e-mail para usar como referência para configurar os outros, você está quase melhor usando um serviço de e-mail. É mais fácil e vamos focar na sua competência principal.
Se a ideia é ter um ambiente de auto-aprendizagem barato em torno do serviço de e-mail e protocolos, então a informação acima vai levá-lo na direcção certa. É praticamente como nos ensinávamos antigamente, mas muitos spammers abusaram tanto disto que é quase impossível gerir um servidor de e-mail doméstico.
Artigos semelhantes
- Você pode usar a Verizon 5G Home em vez de um provedor de internet doméstico, como o Spectrum?
- É possível instalar um jogo em um servidor doméstico para que todos os PCs conectados possam jogar o jogo sem instalá-lo em cada PC?
- Como escolher um serviço de alojamento web
- Você já pensou em criar seu próprio serviço 'Netflix'? Se sim, você usaria Vimeo OTT, Muvi ou UScreen?