Quanto tempo depois de uma explosão nuclear é seguro visitar o local onde ocorreu?
Não tanto tempo desde que as pessoas aceitem algumas coisas:
Que os níveis de radiação do tempo de paz na maioria dos países são incrivelmente rigorosos, e os níveis muito tempo após a bomba podem violar estes regulamentos, mas não ser particularmente perigosos.
Se uma central nuclear fosse danificada, então a radiação à sua volta duraria muito mais tempo. Dito isto, a vida selvagem à volta da central nuclear de Chernobyl está a prosperar agora. Mesmo os animais grandes toleraram bem a radiação.
As armas nucleares podem ser a explosão do ar ou a explosão do solo. As armas de explosão do solo produzem uma cratera e pressões mais elevadas onde detonam. Elas também produzem muito mais precipitação. As armas de explosão de ar dão uma explosão que vai mais longe e não é tão concentrada na vizinhança local. Um edifício abobadado que estava diretamente abaixo da bomba de Hiroshima resistiu à explosão, e ainda hoje está de pé. Hiroshima foi uma explosão de ar a 1900 pés acima da cidade.
Centenas de milhares de vítimas da bomba de Hiroshima sobreviveram para viverem longas vidas. Segundo a Wikipédia, mais de 160.000 hibakusha (sobreviventes da bomba atómica) ainda estavam vivos no ano passado (2017). Este número será provavelmente um pouco menor agora, mas mostra que a exposição a enormes doses de radiação não resulta automaticamente em morte. Há um limite de radiação que certamente matará pessoas, e é por isso que um bom abrigo para os primeiros dias é ideal.
Hiroshima matou muitos por efeito directo do calor e da radiação. Foi uma ogiva relativamente pequena com 13-15 kilotons. Com bombas nucleares muito maiores de várias centenas de kilotoneladas, a radiação nuclear (INR) sai muito menos do que o alcance em que as pessoas seriam mortas pela explosão. Com a chuva radioactiva, é essencial obter uma boa protecção durante pelo menos 24-48 horas, & idealmente, 2 semanas. A radiação de queda obedece à "regra de 7 a 10". Isto significa que a cada 7 horas, comparado com o nível 1 hora depois da bomba explodir, a radiação diminui por um factor de 10. Então em apenas 49 horas, (7 x 7,) a radiação caiu para apenas 1/100, ou 1% do nível 1 hora após a bomba. Não há necessidade de estar em um abrigo por muitos meses ou anos, como é frequentemente citado em erro.
Após uma única bomba, a área provavelmente será devastada em torno de onde a bomba foi usada, mas as bombas nucleares variam enormemente em tamanho. É muito ruim ingerir material radioativo. Apenas 1 bomba significaria que os regulamentos de tempo de paz provavelmente seriam aplicados, então as autoridades provavelmente fariam do local uma área "não vai" durante anos depois. Dito isto, com o fornecimento não contaminado de água e comida, seria improvável que fizesse um tremendo dano humano vivendo na área após um ano ou possivelmente até menos. Talvez até seja razoavelmente seguro dentro de meses. Os incidentes de câncer podem muito bem aumentar um pouco a longo prazo. Isso depende de muitos fatores.
Artigos semelhantes
- Como é o local de uma explosão nuclear após a explosão?
- Por que eles lhe dizem para se abrigar por 14 dias durante uma explosão nuclear, quando a precipitação nuclear dura de 1 a 5 anos?
- Depois de uma explosão nuclear, quantas semanas você precisa ficar no subsolo antes que seja seguro sair de novo?
- Um humano pode sobreviver a uma explosão nuclear entrando em um refrigerador?