Quanto tempo duram os efeitos da radiação nuclear?
Isso depende de uma série de factores. Primeiro, obviamente, o tamanho da arma usada. As bombas lançadas sobre o Japão, na realidade, produziram pouca precipitação e exposição à radiação a curto prazo. Tanto Chernobyl como Fukishima produziram mais.No entanto, mesmo o tamanho não é o maior factor determinante. O que importa é onde a arma foi detonada. Você tem dois pontos clássicos de detonação. Uma explosão de superfície, que é detonada ao nível do solo ou muito perto dele.
Você então tem uma explosão de ar. Que é detonado até 1/2 milha ou mais acima de um alvo.
Qual é a diferença?
Bem, um estouro de ar é geralmente usado para alvos "suaves". Alvos como aeródromos, portos, cidades, etc. porque quando você detona uma arma nuclear no ar sobre um alvo, você maximiza os efeitos da explosão. Cobre uma área maior. No entanto, porque é detonada no ar, a bola de fogo realmente irradiada nunca toca o chão e não aspira os detritos para dentro dessa bola de fogo que, por sua vez, não causaria precipitação irradiada. Você ainda teria fumaça e cinzas, mas não a precipitação irradiada no verdadeiro sentido.
Mas uma explosão no solo é diferente. As quebras de solo são usadas em alvos "duros" específicos. Alvos como silos ICBM e bunkers de comando e controle como NORAD que são enterrados no subsolo, onde você precisa localizar a força da arma para uma área menor para destruir aquele alvo. O problema é que, quando você tem uma explosão no solo, a verdadeira bola de fogo obviamente toca o solo e suga toda aquela sujeira, cinzas, detritos e outros materiais para dentro da referida bola de fogo, irradiando-a.
Isso é uma verdadeira queda e uma verdadeira contaminação. Os efeitos secundários residuais das detonações da explosão do solo são muito mais duradouros.
Por exemplo, os EUA têm 450 silos ICBM localizados em Montana, Wyoming e Dakota do Norte. Durante uma grande troca, cada um desses silos seria alvo de pelo menos 2 ogivas nucleares de alto rendimento cada uma. São 900 explosões de terra numa área relativamente pequena. É bem possível que, após essa troca, essas áreas possam não ser habitáveis por muitos, muitos anos. Eu postei a seguinte imagem frequentemente porque é um simples mapa de fallout
As áreas laranja escura no Norte e Centro dos EUA são zonas de fallout principalmente dos mesmos silos do ICBM que eu acabei de mencionar. Essa precipitação é apanhada no jato e empurrada para o leste ao longo de algumas semanas. A maior parte da contaminação aérea irá dissipar-se em pouco tempo, porque está no ar. Mas se vivermos perto desses silos, o seu tipo de jogo acabou. Mesmo que você sobreviva à explosão.
Espera que isto faça sentido e não pareça que eu esteja divagando. =)
Artigos semelhantes
- Quanto tempo durará a radiação letal após uma guerra nuclear?
- Quais são os efeitos negativos para a saúde do uso de relógios inteligentes como Fitbit e Apple Watch, que emitem muita radiação?
- Por que eles lhe dizem para se abrigar por 14 dias durante uma explosão nuclear, quando a precipitação nuclear dura de 1 a 5 anos?
- O que fariam outros países se uma potência nuclear construísse uma bomba nuclear de 1 teraton?