A que distância estão as nuvens da superfície da terra? E o que decide a distância?
Pode variar de 0 a 14 km ou mais, com diferentes tipos encontrados em diferentes altitudes, como por este gráfico devido ao usuário da Wikipédia Klaus:
Uma altura razoavelmente representativa para um dia nublado dominado pelo cúmulo é de cerca de 2 km. Fatores relevantes incluem temperatura da superfície e pressão barométrica, conteúdo de vapor de água (umidade absoluta) e aerossóis para servir como núcleos de condensação de nuvens. O mecanismo básico é que maiores altitudes são mais frias, e o vapor de água é mais inclinado a condensar nos núcleos a temperaturas mais baixas. Abaixo das nuvens o ar é muito quente para a nucleação ocorrer, enquanto acima das nuvens a maior parte do vapor de água foi absorvido pelas nuvens deixando apenas uma pequena quantidade para formar nuvens finas como cirrus.
Uma grande exceção é quando fortes correntes de ar carregam ar úmido muitos quilômetros acima, fornecendo umidade suficiente para que as nuvens se formem ao longo de toda a coluna de correnteza, como o cumulonimbus típico do tempo tempestuoso. Enquanto as colunas de nuvens altas são uma característica bem conhecida dos trópicos, pesquisas recentes sobre nuvens tropicais finas descobriram que seu efeito de resfriamento é ainda mais forte do que o esperado anteriormente.
Artigos semelhantes
- O que é esta linha vertical de nuvens no Google Earth? Como foi formada? É uma formação real de nuvens ou apenas alguma falha?
- Porque é que alguém compraria um livro de superfície que é muito pesado enquanto o Surface Laptop e o Surface Pro 5 estão disponíveis?
- O que é que determina a altitude das nuvens?
- Como é que se formam as nuvens de cumulonimbus?