Quais são alguns exemplos de peixes agressivos de água doce?
Freshwater Snakehead.
Os Snakeheads são membros da família de peixes perciformes de água doce Channidae, nativos de partes da África e Ásia.
Snakeheads são alimentadores de impulso que consomem plâncton, insectos aquáticos e moluscos quando pequenos. Como adultos, alimentam-se principalmente de outros peixes (como a carpa) ou de sapos. Em casos raros, pequenos mamíferos como ratos são comidos.
Os cabeças de cobra podem tornar-se espécies invasoras e causar danos ecológicos porque em muitas áreas onde não são nativos a ausência de inimigos naturais dá-lhes o estatuto de predadores de alto nível. Não só podem respirar ar, mas também podem sobreviver em terra por até quatro dias, desde que estejam molhados, e são conhecidos por migrar até 400 metros (1/4 milha) em terra molhada para outros corpos de água, mexendo-se com o corpo e as barbatanas.
"Desde 2002, é ilegal possuir uma cabeça de cobra viva em muitos estados dos EUA, onde são considerados uma espécie invasiva destrutiva."
Arapaima.
Estão entre os maiores peixes de água doce do mundo' atingindo até 3 m. O peso máximo registado para a espécie é de 200 kg (440 lb).
A superfície dura e ondulada da camada exterior, e as resistentes camadas internas de colagénio trabalham em sinergia para contribuir para a sua capacidade de flexão e deformação, ao mesmo tempo que proporcionam força e protecção - uma solução que permite aos peixes permanecerem móveis enquanto fortemente blindados.
O arapaima tem uma dependência fundamental do ar superficial para respirar. Para além das guelras, possui uma bexiga natatória modificada e aumentada, composta por tecido tipo lung- que lhe permite extrair oxigénio do ar.
A dieta do arapaima é composta por peixes, crustáceos e pequenos animais terrestres que caminham perto da costa. Este peixe é capaz de sobreviver em lagos de oxbow com oxigénio dissolvido tão baixo quanto 0.5 ppm. Nas zonas húmidas do Araguaia, um dos refúgios mais importantes para esta espécie, é o predador de topo nestes lagos durante a estação das águas baixas, quando os lagos estão isolados dos rios e os níveis de oxigénio caem, tornando as suas presas letárgicas e vulneráveis.
P>P>Pirahna de barriga vermelha.
Quando piranhas de barriga vermelha são introduzidas em outras partes do continente americano, geralmente há consequências negativas para os peixes e fauna local, em parte devido ao seu comportamento geralmente agressivo. Este comportamento agressivo é por vezes marcado pelos sons acústicos que produzem.
A dieta típica das piranhas de barriga vermelha inclui insectos, vermes, crustáceos e peixes. Em matilhas até centenas, as piranhas têm sido conhecidas por se alimentarem de animais tão grandes como as garças ou capivaras. Ao longo do dia, os peixes espreitam em áreas escuras e emboscam as suas presas. A piranha também pode capturar presas através da caça e perseguição, onde ficará escondida na vegetação até a sua presa nadar por.
Tiger Fish.
Largamente distribuída por grande parte da África, os peixes tigre são predadores ferozes com dentes grandes e afiados. Frequentemente caçam em matilhas e ocasionalmente comem animais grandes. Ataques a seres humanos são raros mas não inauditos.
As duas maiores espécies são o peixe tigre de Goliath (Hydrocynus goliath) e o Hydrocynus vittatus, que é comumente chamado de peixe tigre. Ambos são apreciados como peixes de caça. O peixe tigre-de-ouro, que pode atingir até 50 kg, é encontrado no Rio Congo e no Lago Tanganica. O peixe tigre pode pesar até 15 kg e é encontrado no sistema do rio Zambeze.
P>Peixe vampiro.
P>Peixe vampiro penugento, ou payara (Hydrolycus scomberoides), são oferecidos em um mercado em Pevas, no Peru, no rio Amazonas. Este temível e pouco conhecido peixe é apreciado pela sua carne nas bacias do Amazonas e Orinoco.
P>Peixe vampiro presa principalmente em peixes menores, especialmente piranhas, que eles empalam com suas presas longas e afiadas. Os dentes intimidantes podem crescer até 15 cm de comprimento.