O que é que mudar o óleo do motor faz pelo seu carro?
O mais importante que o óleo de motor faz é evitar a maioria (embora não todo) o contacto metal-metal dentro do seu motor. A bomba força o óleo a alta pressão em todos os mancais principais - virabrequim-para-bloco, haste-para-eixo, eixo de cames-para-bloco, etc - para fazer as peças 'float', semelhante ao disco no hóquei pneumático. A viscosidade do óleo's joga uma grande regra neste departamento, controlando o quão prontamente fluirá para estas folgas ultra-estanquesas, assim como o quão bem resiste a ser esmagado e espremido.
p>Só o tempo, o calor e a pressão de simplesmente fazer seu trabalho faz com que o óleo eventualmente se quebre, alterando sua viscosidade e fazendo com que ele seja menos eficaz em seu trabalho.
Um dos lugares onde o óleo pode't prevenir o contato metal-metal são os anéis de pistão. Os cilindros de combustão são um literal inferno para os componentes do motor, o calor extremo causando a maior expansão de calor dentro de um motor e a própria combustão pode forçar o seu caminho através dos anéis de pistão a soprar os hidrocarbonetos queimados diretamente no óleo do motor. Os anéis de pistão retificados contra as paredes dos cilindros e o breve contato metal-metal quando você liga o motor pela primeira vez produzem fragmentos microscópicos de metal.
<
filtros de óleo de motor vêm em vários graus, tanto no design quanto nos materiais utilizados, mas todos eles trabalham para remover todas essas impurezas do óleo do seu motor. Há's uma grande variação entre os diferentes tipos de óleos de motor, os vários aditivos sintéticos que incluem, e inúmeros outros factores (como a condução em cidade vs condução em auto-estrada) que podem influenciar o desempenho e a longevidade do óleo de motor. Mas, não importa o que aconteça, o filtro de óleo acabará por ficar assim:
<
Por este ponto, a bomba de óleo pode't extrair óleo suficiente através do filtro para manter todos os diários lubrificados. Além de criar muito contato metal-metal e causar sérios danos ao seu motor, o calor extra do atrito está queimando o óleo de dentro para fora. Quanto mais danificado o óleo fica, menos pode fazer para proteger o seu motor.
p>P>A mudança regular do óleo (que inclui a substituição do filtro) assegura que o motor tem um fornecimento adequado de óleo (a cobertura ajuda regularmente), que o óleo em si está à altura do trabalho que pretende fazer (viscosidade certa, pouca avaria), e que está livre de carbonos, metal e outras porcarias que inevitavelmente acabam no seu óleo. Um filtro de óleo de boa qualidade pode prolongar muito a forma como o óleo pode fazer o seu trabalho, mas, inevitavelmente, nem o óleo nem o filtro serão capazes de desempenhar adequadamente.
>p>
Existem dois métodos que se podem utilizar para confirmar em que forma está o óleo do seu motor.
P>P>Primeiro é uma inspecção visual básica - na sua maior parte, se conseguir ver através dele'é perfeitamente bom continuar a utilizá-lo.
Desde que tenha o dipstick para fora, depois de verificar os indicadores de nível e cor (o dipstick arrefece rapidamente), esfregue um pouco entre o polegar e o dedo indicador. Se você puder SENTIR a granalha no óleo - não importa qual seja a cor do óleo - algo's acontecendo que você precisa investigar.
Se isso aparecer algum tempo depois de uma troca de óleo (por volta da hora em que o óleo parece ser 3 acima), isso's é uma boa indicação de que você precisa de um motor com descarga. Mesmo os motores mais bem conservados do mundo irão inevitavelmente acumular gunk em fendas fora do caminho e um motor flush fará um bom trabalho limpando a maior parte dele.
Se ele aparecer logo após uma troca de óleo, ou você'ou você'ou você'tem sérios problemas mecânicos que podem deixá-lo encalhado ao longo da estrada em pouco tempo. Verifique com um mecânico competente o quanto antes!
Artigos semelhantes
- Quão prejudicial para um motor é adicionar um litro de Lucas Paragem do motor de óleo vazamento a um cárter cheio?
- O óleo não detergente 30 é o mesmo que o óleo SAE 30w?
- Qual é a diferença entre o óleo LDO e o óleo diesel?
- Qual é o perigo de misturar óleo de transmissão sintético completo com óleo de transmissão regular?