Porque devo comprar uma lente Canon se posso obter uma Tamron ou Sigma por metade do preço?
Primeiro não recomendo nem critico nenhum produto nem faço sugestões sobre o que alguém deve Comprar. Apenas discuto as opções de acordo com o que experimentei pessoalmente no tempo em que fui um Fotógrafo Hobby.
Tinha câmaras fotográficas de quando era criança e à medida que amadureci e comecei a minha própria vida parecia descobrir que só tinha fotografias de crianças e Cães e Gatos e nada mais durante talvez 20 anos ou mais. Depois entrei na Era Digital com uma Olympus DSLR que era um sensor Quatro Megapixels [Acho que] e o Menu mais Confuso alguma vez concebido pelo homem. Gastei alguns dólares em alguns Workshops de Câmaras e numa Escola de Verão e decidi mudar para Canon.
Comprei lentes Tamron e Rokinon ou Samyang em vez de lentes Canon e esperava poupar algum dinheiro como resultado. Agora, dependendo de quão pedante você está em relação a querer perfeição e Clareza dependerá de quão feliz você estará com o resultado final. Eu próprio cometi o erro de comprar uma lente Canon 50 mm f-1.4 Prime há algum tempo atrás e Pure Perfection e, como resultado, essa lente dificultou tanto a satisfação com o sucesso e a falta de esforços que, de qualquer forma, se consegue com alguns dos Produtos de Terceiros no meu caso. Você pode muito bem obter um resultado melhor e certamente se espera que sim.
O que poderia dar errado, você pode muito bem perguntar. Bem, a minha lente Rokinon 14 mm de grande angular parece não coletar muita cor e por isso é preciso aumentar a nitidez e os níveis de saturação acima do que é necessário para a lente Canon 50 mm. Assim, é possível resolver este problema entrando no menu em "Picture Style" e criando uma lista de Definições Personalizadas e marcando-as como as definições "Rokinon" e assim, quando se liga a referida objectiva à câmara, é possível entrar no menu e mudar o Picture Style de "Faithful" para Rokinon e começar a disparar. A Rokinon não foca automaticamente e por isso é preciso focar manualmente a coisa e isso pode ser um jogo de bola totalmente novo.
Agora a lente Tamron que eu tinha era uma lente Zoom de 70-300mm que também mudou para uma lente Macro e assim também seria a Bee's Knees. Infelizmente deu um aspecto difuso às coisas quando estava a ser ampliada para o fim do alcance do zoom, por isso provavelmente era apenas um bom zoom para cerca de 180 mm e depois a qualidade para os meus olhos destreinados de qualquer maneira parecia cair drasticamente. Havia a necessidade de reajustar o equilíbrio branco, pois os Presets não funcionavam com a Tamron da mesma forma que funcionavam com as Lentes Canon. Não há problema com a minha Canon 70-D, pois tem uma opção que permite definir o equilíbrio de brancos usando graus Kelvin. Obviamente que se pode sempre disparar no formato RAW e alterar o White Balance in Lightroom se tiver esse programa no seu computador. No entanto, é preciso lembrar como era a cena na altura, caso contrário, é adivinhar como era a Luz umas três semanas depois, quando se decide processar algumas Imagens.
Obviamente a Tamron não irá produzir exactamente a mesma Saturação e Nitidez que a Lente Canon e por isso nenhuma das lentes irá reproduzir exactamente o mesmo elenco de cores que se está a observar com os Olhos Humanos e por isso mais calibragem e ajuste para que a cena pareça como foi observada e não com aquele olhar "Disneyland" sobre ela com Super Green Grass e Brilhante Vermelho Sox e o céu mais profundo de sempre Azul e Hey Man que é muito exagerado por isso traga-o um pouco para trás. As Câmeras Digitais se entusiasmam um pouco com os níveis de Saturação e precisam de algum ajuste na ocasião estranha. OH e uma outra coisa é que o foco automático é um pouco atingido e falha também nos ajustes de zoom mais longos e às vezes a Câmera se recusa a disparar nas coisas de maior alcance. É possível reduzir o zoom ou tentar focalizá-lo manualmente. Divirta-se fazendo isso enquanto o segura à mão.
Em algum lugar ao longo da minha jornada fotográfica parece que perdi muitas das minhas lentes de terceiros e parece que agora tenho uma coleção menor de produtos Canon e é assim que a vida vai, acho eu.