Quantos dias são necessários para dominar a língua francesa?
O Quadro Europeu Comum é um bom lugar para começar.
Nível A1: Isto é essencialmente "francês turístico" - apenas o suficiente para ser capaz de ler sinais, pedir indicações simples, lidar com restaurantes e alojamentos, etc. Se você é um bom estudante, pode alcançar este nível com um ano de ensino médio ou um semestre de francês universitário - menos tempo se você trabalhar duro no seu próprio ritmo ou muito menos tempo - talvez menos de um mês - se você estiver em um programa de imersão (onde cada dia é mais como uma semana na faculdade).
Level A2: Isto é basicamente onde os cursos de "Leitura de Francês para Estudantes de Pós-Graduação" da faculdade o trazem, pelo menos no que diz respeito ao francês escrito. Eles assumem que você ainda precisará ter um dicionário bilíngüe à mão, mas não precisará procurar cada palavra. Para chegar também a este nível de francês falado, é necessário um pouco mais de esforço. Em geral, o dobro do que é necessário para A1.
Nível B1: Neste nível você pode definitivamente se defender sozinho enquanto viaja na França por um período prolongado. Você será capaz de ler muito bem (novamente, com recurso ocasional a um dicionário bilíngüe). Você pode continuar conversas simples, desde que não sejam muito profundas. Você pode provavelmente seguir o Journal en Francais Facile em RFI bastante bem, mas manter-se a par da maioria das rádios/TV/filmes franceses ainda será um desafio. Isto leva cerca de três vezes o que é necessário para a A1, ou seja, 3 anos de liceu ou 3 semestres de faculdade.
Nível B2: Este é o nível mínimo que as universidades francesas esperam dos seus alunos estrangeiros para começar; algumas exigirão que você o prove, passando o DELF B2. Neste nível a sua leitura é realmente muito boa, só ocasionalmente precisando olhar para cima uma palavra. Você deve ser capaz de seguir um professor universitário falando em bom francês (Academie Francaise), mas você ainda pode ter alguns problemas com o 'francês de rua' e o argot de pessoas mais jovens. Você deve ser capaz de ter uma conversa prolongada, embora talvez ainda não sobre qualquer assunto altamente técnico ou especializado. Você ainda estará falando mais devagar que os francófonos nativos, e ainda estará ocasionalmente procurando por palavras. Multiplique o tempo A1 por pelo menos quatro para alcançar este marco importante. Algumas pessoas precisam de um pouco mais de tempo e esforço acima e além disso para realmente estar num nível B2 seguro.
Nível C1: Este é o nível onde você começa a poder operar em Francês a um nível profissional. Se você está empregado na França ou em outro país francófono, seu local de trabalho pode tolerar que você comece no B1, mas esperará que você chegue ao C1 bem rápido. Eu diria que o C1 seria o nível mínimo de competência que se deve esperar de qualquer pessoa que esteja ensinando francês, e mesmo assim, praticamente só no nível A1/A2; alguns professores de francês podem discordar legitimamente de mim, mesmo neste caso. No nível C1, tanto a leitura como a escrita deveriam ser bastante fáceis, e você deveria ser capaz de continuar uma conversa prolongada em francês padrão. O Francês Argot/street ainda pode ser um desafio ocasional, a menos que você tenha estado na França por um tempo prolongado. Neste nível, a quantidade de tempo e estudo necessário começa a esticar um pouco. Meu entendimento é que tipicamente as majors francesas terão que estudar na França por pelo menos um semestre completo, além de ter feito vários cursos de francês acima do quarto semestre, a fim de alcançar este nível.
Level C2: Neste nível, você é essencialmente "fluente" - mas ainda assim facilmente distinguível de um francófono nativo. Você pode lidar com os quatro modos - ler, escrever, ouvir, falar - com facilidade, embora mesmo as pessoas no nível C2 possam ocasionalmente ser desafiadas por algum francês de rua ou por falantes que usam um dialeto muito regional e não padrão. Este é o nível em que você terá que estar para ensinar francês universitário. Isso requer um ano inteiro de estudo na França no mínimo, e de preferência mais, além de todo o trabalho do curso para um curso universitário - e talvez um pouco mais acima e além disso.
Interprete: Tornar-se um intérprete é um jogo totalmente diferente. Você precisa não só estar no nível C2, mas também ser tão sólido nele que você pode traduzir em qualquer direção, enquanto o orador está falando. Isto requer um treinamento altamente especializado acima e além do nível C2, e existem escolas e programas especializados para este fim. Estas pessoas são empregadas pela ONU, UE e pelos ministérios das relações exteriores de nações de todo o mundo. É um clube de elite bonito, provavelmente apenas alguns milhares que atingem este nível.
Deep Undercovert Covert Agent: Há aqueles que precisam não só de ser fluentes em francês, mas de se tornar tão bons que se tornem indistinguíveis de um francófono nativo. Eu não tenho idéia de quanto tempo e treinamento adicional isso requer, mas deve ser considerável. Provavelmente há muito poucas pessoas que já alcançaram este nível.
Artigos semelhantes
- Quantos dias serão necessários para aprender o Power BI?
- É melhor dominar uma única língua ou conhecer as noções básicas de várias?
- Quem são os melhores escritores de literatura francesa, para começar?
- Qual é o melhor dicionário de espanhol para a língua espanhola de Espanha? E para a Língua Espanhola das Américas?