Casa > P > Porque É Que O Hyper Threading Está Ausente Nos Processadores Amd?

Porque é que o hyper threading está ausente nos processadores AMD?

Eles têm Hyperthreading. Mais ou menos.

Apenas como Roger Shepherd disse na sua resposta.

main-qimg-da883e59e2409db139d437f2eb5722d6.webp

Hyperthreading é apenas Intel's moniker for Simultaneous Multi Threading (SMT). Bem, AMD tem sua própria versão chamada CMT - Multi Threading Clustered Multi Threading. Ou como eu gosto de lhe chamar - Clusterfuck. SMT é essencialmente a partilha de tempo de recursos por dois fios. CMT está criando duas partições separadas para dois threads.

Na imagem, a que você vê à esquerda é AMD's CMT e a da direita é Intel's SMT. Em multi-threading como geral, o núcleo da CPU posa para o Software como dois núcleos separados e pega dois programas em paralelo, assim como dois núcleos separados fariam. Agora esses dois programas são alimentados no núcleo para aproveitar ao máximo os recursos não utilizados no chip. No início de 2000's, esta foi uma maneira barata de aproveitar ao máximo os projetos de grandes CPUs que raramente são alavancados por software simples (ou altamente ramificado). Alguns designs como os UltraSPARCs chegaram a ser multithreading de 4 vias. Isso são 4 threads para cada núcleo, que funcionaram muito bem para cargas de trabalho do servidor.

O longo dos anos, o multithreading perdeu seu apelo, pois os projetos de CPU ficaram excepcionalmente bons em extrair o paralelismo do código do software. Agora as CPUs abrigavam mais unidades de execução, buscavam mais instruções por relógio e executavam mais por ciclo, graças aos complexos circuitos de controle. E justamente quando as coisas ficaram muito previsíveis, a AMD apareceu com o CMT na família Bulldozer. Ao invés de dois threads serem alimentados em um cluster de execução, esta arquitetura tinha dois clusters separados de ALUs inteiros para os dois threads em cada núcleo. Isto significa menos recursos de execução por thread e, em geral, menos complexidade de circuito(s) de controle. Embora esta DID economize em complexidade de chip e custos, ela também reduziu o desempenho máximo para aplicações de thread única.

Tudo isso no início de 2010's quando a Intel estava melhorando seu desempenho de thread única por saltos e limites. Isso deixou a AMD na poeira com uma arquitetura fora do lugar. Demasiado radical para o seu tempo e demasiado lento para ser bom. Por isso eles fizeram a próxima melhor coisa - comercializaram-no como Double core ao invés de CMT.

Então o 8 core FX 8350 não é na verdade 8 core. É 8 núcleos inteiros em 4 núcleos com CMT.

Que é uma espécie de hyperthreading. Isso seria como a Intel comercializando seu quad core i7 hyperhtreaded como octa core só porque ele executa 8 threads. Mas espera, a AMD Zen está a sair este ano. Ele terá Hyperthreading genuíno (multi threading simultâneo).

main-qimg-6babc0da8e195da9d00979a29e2c5166

Então mantenha a calma e espere pelo Zen.

De Stead

Este é o mapa de rede de cabos de fibra óptica da Reliance Jio? :: Alpine ou Pioneer, que sistema de música é melhor para os carros?