O lobbying é considerado uma forma de corrupção?
Lobbying consiste em duas partes:
- Falar aos políticos, mídia e conexões para apresentar um ponto de vista sobre um tópico - normalmente um que precisa de um acordo comercial, um regulamento ou conjunto deles, ou uma lei.
- Entregar o dinheiro prometido para o acordo ou lei, quando ele entra em vigor; ou intermediar o mecanismo de pagamento cortado usado em vez de dinheiro no prego. Exemplos: (1) uma vaga garantida no posto de funcionário de porta giratória (um funcionário do governo ganha um emprego de ameixa na corporação quando se aposenta cedo do serviço governamental); ou para os superiores, o posto de diretor não-executivo (um funcionário sênior do governo ganha um posto não-executivo garantido na diretoria, com uma taxa mensal e nenhum trabalho necessário.
Assim podemos ver que os lobistas têm duas funções e apenas uma é legítima: tentar persuadir as pessoas, sem fazer qualquer promessa.
Mas - e é um grande mas - nenhuma lei de qualquer consequência ou regulamentação que ajude a mudar o ambiente de consumo em que um produto é vendido ou negócios que se materializam por razões inexplicáveis são gratuitos: custam dinheiro. Alguém foi pago. O lobista pagou a uma ou mais pessoas. Os votos são comprados e pagos.
O custo é tão alto em algumas áreas que a indústria combina por trás de um lobista bem sucedido que pode encontrar e persuadir as pessoas que importam - você pode conhecer o nome Khashoggi, por exemplo. As pessoas que importam são funcionários do governo. Às vezes o homem principal é caro, e várias corporações dentro de uma indústria se encontram e decidem quanto pode ser pago, depois arranjam-no (ou um negócio equivalente, como explicado).
Como exemplo, sabemos que os comissários da UE podem cobrar até 10 milhões de euros pelas leis certas (dez milhões de euros), por lei. Os custos dos EUA seriam provavelmente semelhantes.
Quando você vê leis inexplicáveis que matam e oprimem ao invés de ajudar e curar, você está olhando para a corrupção. Então, para responder a esta pergunta com precisão: quando uma lei ou regulamento específico não tem valor comercial para ninguém, e ninguém ganha com isso, é provável que tenha havido lobby genuíno e que ninguém tenha sido pago. No outro extremo da escala, alguns acordos ou regs ou leis são praticamente garantidos para fazer a indústria bilhões, e é absolutamente impossível que tais leis ou acordos tenham sido promulgados de graça. Alguém foi pago, e pagou bem. Quando são necessários votos, um pagador que é membro do comitê de votação é nomeado como distribuidor em dinheiro e os lobistas trabalham através dele: ele compra todos os votos necessários em seu partido. Em alguns casos, o custo chega a 60 milhões de euros, e indústrias gigantescas podem facilmente pagá-lo, pois ganham centenas de milhões ou mesmo bilhões, e/ou economizam centenas de milhões, como resultado da nova lei. O custo será repartido por várias corporações, todas elas têm fundos para este fim.
Esta é praticamente a forma padrão de fazer negócios para corporações farmacêuticas e tabaqueiras (e suas indústrias como um todo), e dizem-me que é normal em energia e armas também. Talvez todas as grandes indústrias.
Como exemplo específico: a UE é propriedade da farma; a UE trata a farma como um parceiro comercial - desde que as rodas sejam lubrificadas. Nenhuma lei prejudica a farma: novas leis e regulamentos sempre aumentam os lucros ou matam os concorrentes ou protegem os mercados de concorrentes melhores, mais baratos e mais seguros. As farmacêuticas (e o tabaco) adoram a regulamentação, pela simples razão de que a possuem.
Um mercado regulamentado é um mercado corrupto, quase por definição: a captura da regulamentação ocorre, e depois a indústria gigante é dona do mercado. Quando existe um fundo privado de 100 milhões de dólares disponíveis para resolver qualquer problema, não existe tal coisa como fazer leis honestas. O propósito da regulação é reduzir o número de jogadores a um número pequeno e prático, e depois proteger esses jogadores para que todos no círculo possam usufruir dos benefícios.
Então: fazer lobby se definido como falar com as pessoas não é corrupto. No entanto, uma vez que todos eles apenas rirão de você a menos que você os pague, na prática o lobby é um componente fundamental do suborno. Todos são pagos, da mídia aos comitês, e nada será feito a menos que sejam pagos. Por que deveria ser?
Q: "O lobby é considerado uma forma de corrupção?"
Artigos semelhantes
- Ao coletar respostas para uma pesquisa, publicando em grupos do Facebook, isso é considerado uma conveniência ou uma amostragem voluntária?
- Usar uma música como toque é considerado uma violação dos direitos autorais?
- Existe uma forma de descarregar música de forma segura e gratuita?
- Como é usado o raycasting na reconstrução 3D? Como é considerado uma alternativa ao algoritmo de marcação de cubos?