Porque é que o zoom digital é mau?
Primeiro, vamos definir um zoom "óptico", para entender completamente a situação do zoom "digital".
Uma lente de zoom, que é um zoom óptico, varia o foco, ou seja, "zooms" para o que o usuário está vendo. Pode variar muito ou muito pouco, os zooms existem em muitos comprimentos e fator de zoom. Mas eles sempre projetam sua imagem no tamanho total do sensor, então se eu usar meu Z6 e meu zoom de 24-200mm, eu terei 24 milhões de pixels, não importa se estou em 24 ou 200mm ou qualquer valor entre.
Agora um zoom digital não é um zoom de todo. Na verdade, é um belo rebranding de recortar a imagem e depois aumentá-la artificialmente para o mesmo tamanho, ampliando-a digitalmente. Vamos dar um exemplo:
Esta é uma versão de 1200 pixels de uma foto que tirei recentemente (o efeito será mais visível numa imagem pequena), aqui a captura a 66% na minha tela, que não é grande o suficiente para vê-la a 100% porque estou usando um laptop.
P>P>P>>>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-7bdc150574ca51d5d51441025cac9f82">">
Uma parte da mesma imagem, desta vez vista a 100% e sobreposta à ferramenta de recorte no photoshop. Eu não fiz nenhum cálculo, isto é puramente para a demonstração.
Um zoom digital faz isso: ele usa apenas uma porção menor da imagem. Tudo bem, mas o que vem a seguir não está bem: ele vai fazer a porção da imagem tão grande quanto seria se toda a superfície do sensor tivesse sido usada.
Aqui está o que ela se torna com a minha imagem: o pequeno corte que acabei de fazer era de cerca de 225*225 pixels, e eu o explodi até 1200*1200:
As árvores no fundo são em sua maioria sopa de pixels, e até a torre perdeu um pouco de nitidez, o que é irremediável. Tem havido uma enorme perda de informação.
O claro, o meu exemplo é um exagero completo, mas isto é o que um "zoom digital" faz. Não é inerentemente "mau", mas é bom de compreender para não nos perguntarmos porque é que uma imagem capturada com ele não vai imprimir em tamanho de cartaz...
Espera que isto ajude.