Porque é que o feixe de uma lanterna se apaga após alguns metros, quando a luz viaja muito mais longe?
Umm, você sabe que o feixe de uma lanterna *é* luz, certo?
Anyway, vamos ignorar essa parte e ir directo ao assunto;
Por que é que o feixe de uma lanterna se desvanece depois de alguns metros
Por causa da divergência do feixe. Muito perto da lente, o feixe é "apertado" ou estreito, o que significa que a mesma quantidade de energia luminosa parece mais brilhante. A cerca de dois metros da lente, a mesma quantidade de energia luminosa aparece agora espalhada por um círculo, talvez com um metro de diâmetro. E há uma relação distância/quadrado acontecendo assim quando você dobra a distância, você obtém um quarto da luz na mesma área.
O mais exato oposto ocorre com um feixe laser. Este feixe permanece (quase, mas não exatamente) o mesmo diâmetro, independentemente da distância. Assim, quando você usa um ponteiro laser, ele coloca um ponto vermelho (digamos) na parede dois metros fora e aproximadamente o mesmo tamanho de ponto vermelho em uma parede do outro lado da rua.
Bem ambos os feixes de lanterna e feixes de laser experimentam dispersão. Parte da luz recebe Diffração e outra parte é refletida de partículas no ar. Assim, no mundo real, ambos os feixes eventualmente se apagarão, mas o laser se apagará ainda mais.
Artigos semelhantes
- Porque é que o rádio AM viaja mais longe do que FM?
- Eu tenho a minha conta de e-mail em três dispositivos diferentes. Como faço para apagá-la de um dispositivo sem apagá-la dos outros?
- Se se acende uma lanterna num carro em movimento, essa luz não está a ir mais depressa do que a velocidade da luz?
- Como é que um prisma divide um feixe de luz solar em sete cores?